Já ouviu falar de um tal de Fernando Bulhões?Talvez você não se lembre ainda de quem seja,visto que Fernando é o nome com que foi batizado e não o nome pelo qual é geralmente conhecido .Não sabemos ao certo quando ele nasceu,mas alguns estimam que foi por volta de 1195.Vamos dar mais uma dica: ele tem um lugar especial na vida de muita gente,inclusive na dos vargenses...Ora,é um grande amigo nosso,fala até nosso idioma!...Estamos falando de Santo Antônio!O santo Franciscano que nasceu em Lisboa(em Portugal) e viveu grande parte de sua vida em Pádua(na Itália).Agora se lembrou dele não é?Tal santo mudou seu nome para Antônio quando entrou para a Ordem dos franciscanos, na qual fez votos de castidade,obediência e pobreza.Tentaremos contar aqui parte da vida deste doutor da Igreja, defensor dos pobres e pregador do Evangelho. Uma grande história de oração,serviço e entrega a Deus.
São queridas aos fiéis as imagens que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus no colo, em recordação de uma milagrosa aparição mencionada por algumas fontes literárias.
De família abastada,filho de Martinho Afonso dos condes de Bulhões e de Maria Teresa Taveira,Fernando optou por seguir a vida religiosa.Era um rapaz muito estudioso!Estudou gramática,aritmética,História do Reino de Portugal,História Sagrada,Música e Canto.Falava também grego,latim e árabe e era grande conhecedor das escrituras.O Papa Gregório IX, depois de o ouvir, pôde chamar-lhe “Arca do Testamento”.
Entrou no mosteiro de Lisboa e depois foi estudar no mosteiro de Coimbra(que na época era capital de Portugal).Em 1220,foi ordenado padre,quando tinha 25 anos!
Ao encontrar-se com frades franciscanos demonstrou grande vontade de seguir também São Francisco de Assis.Foi com os frades para o convento de Santo Antão abade.Foi em 1220 com um companheiro para Marrocos(local onde 5 mártires franciscanos foram para anunciar o Evangelho e acabaram mortos).
Ao chegar na África ficou muito doente.Então em 1221,os dois missionários foram em um veleiro para voltarem à Europa .O vento os arrastou e chegaram nas praias da Silícia.Lá Antônio se recuperou com a ajuda de franciscanos do local.
Antônio foi para a cidade de Assis e lá pôde encontrar -se com São Francisco.Em 1222,foi com outros frades para a catedral de Forli(para ver a ordenação de padres).Antônio teve que fazer a homilia e todos ficaram maravilhados com tamanha sabedoria.
Antônio e um companheiro partiram em missão e começaram a anunciar o Evangelho.
“O pregador deve saber primeiro o quê, a quem e quando prega, e depois deve se perguntar se vive segundo aquilo que prega”…“Quem segue verdadeiramente Jesus deseja que todos o sigam.” (Nova Trezena de Santo Antônio. Frei Paulo Back, OFM. p.43).
Em 1226 morreu São Francisco de Assis,frei Antônio foi a Assis,onde pôde participar dos funerais do santo.
“No último período de vida, António pôs por escrito dois ciclos de “Sermões”, intitulados respectivamente “Sermões dominicais” e “Sermões sobre os Santos”, destinados aos pregadores e aos professores dos estudos teológicos da Ordem franciscana.
É tanta a riqueza de ensinamentos espirituais contida nos “Sermões”, que o Venerável Papa Pio XII, em 1946, proclamou Antônio Doutor da Igreja, atribuindo-lhe o título de “Doutor evangélico”, porque desses escritos sobressai o vigor e a beleza do Evangelho; ainda hoje os podemos ler com grande proveito espiritual.”(Papa Bento XVI)
Em 13 de junho de 1231 o estado de saúde de Antônio não era bom.A pedido do frei, colocaram-no em um carro de boi para ser levado à Pádua.Chegaram ao convento de Santa Maria de Arcella,perto da cidade de Pádua.Ali a saúde de Antônio piorou.O frei confessou-se e colocou-se a cantar um hino à Virgem Maria que começava assim:”Ó gloriosa Virgem,elevada sobre as estrelas...”.Depois fixou seu olhar em um ponto distante e disse:”Estou vendo meu Senhor” e após algum tempo morreu.
“A sua morte, prematura se calculamos os anos da sua breve existência, chegava coroando uma vida a tal ponto iluminada, que maior luminosidade e maiores alturas nunca poderia atingir.”(Cardeal Agostino Casaroli)
No dia 17 de junho,o corpo de Antônio foi levado para a Igreja de Santa Maria.No dia 30 de Maio de 1232,o papa Gregório IX proclamou-o santo da Igreja católica.A Basílica de Santo Antônio foi construída em Pádua.Para este templo levaram os restos mortais do santo, cuja língua encontra-se intacta até hoje!
“O Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os milagres que a acompanhavam.” (Mc 16, 20).
ALGUNS MILAGRES ATRIBUÍDOS AO SANTO:
OS PASSARINHOS OBEDIENTES: Martinho estava com o filho em sua fazenda e Martinho pediu a Fernando para espantar os passarinhos dos campos de trigo e das espigas.Fernando falou com os pássaros para entrarem no casebre que havia ali por perto e estes voaram para dentro do casebre!Fernando fechou a porta e agradeceu à Virgem Maria.Depois Martinho perguntou ao filho se ele havia espantado os pássaros .Fernando contou ao pai o ocorrido,abriu a porta do casebre e os pássaros saíram.Todos ficaram admirados...
SERMÃO AOS PEIXES:Em Rímini(cidade com inúmeros incrédulos) Antônio começou a chamar os peixes para louvarem o Senhor.Os peixes não demoraram a aparecer ordenadamente , mostrando a cabeça fora d ‘água em atitude de escuta!
A MULA SE CURVA A EUCARISTIA: Um herege propôs um desafio à Antônio,queria que o frei fizesse sua mula ajoelhar .O homem deixou sua mula sem comer durante três dias e a levou a Antônio.Antônio levou uma hóstia
consagrada.Levaram comida do lado da mula,porém ela a deixou de lado e dobrou os joelhos diante da hóstia!O herege converteu-se imediatamente...
A PREGAÇÃO: Antônio diante do papa Gregório IX,fez um sermão sobre a cruz de Cristo.Todos ficaram comovidos.O frei fez o sermão em latim,porém todos entenderam suas palavras como se estivesse se expressado na língua de cada um dos presentes!
O VENENO: Alguns hereges queriam matar Antônio,então convidaram-no para comer com eles.Acontece que haviam envenenado a comida de Antônio ,o qual fez o sinal da cruz sobre o prato , saboreou a refeição e nada lhe aconteceu!
MOSTRANDO A VERDADE: Antônio estava pregando em Pádua,quando sentiu que a sua presença era necessária em Lisboa.Recolheu-se em silêncio e reflexão.Simultaneamente encontrava-se em Lisboa,onde seu pai tinha sido injustamente acusado pelo homicídio de um jovem.Ressuscitado e questionado pelo santo,o jovem afirmou a inocência do pai de Antônio e voltou a descansar.Santo Antônio “acordou” subitamente no púlpito em Pádua,recomeçando a sua pregação.Representam-se aqui dois fatos miraculosos:a bilocação e o poder de reanimar os mortos.
UMA GRANDE VISITA: Antônio recebeu uma visita do céu...Viu o Menino Jesus envolto numa auréola de luz!
ORAÇÃO A SANTO ANTÔNIO
Glorioso Santo Antônio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus,alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração(pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores,não olheis para os poucos méritos de quem vos implora,mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém
Santo Antônio,rogai por nós!
“Se pregas Jesus, Ele comove os corações duros; se o invocas, alivia das tentações amargas; se o pensas, ilumina o teu coração; se o lês, sacia-te a mente” ( Santo Antônio,Sermones Dominicales et Festivi III, p. 59).
Possamos também nós,assim como Santo Antônio,ser servos fiéis de Cristo!