• Cálice
Segundo as recentes orientações litúrgica, o material
do cálice e dos outros vasos sagrados não só deve
ser impermeável como determina o Código de
Direito Canônico, mas também inquebrável.
O cálice e outros vasos sejam abençoados segundo
o Ritual Romano da bênçãos. Não se usem em
nenhum caso canecas, ou outras vasilhas não
integralmente correspondentes às normas
estabelecidas.
Recipiente digno e decoroso em que se deposita o vinho
que vai ser consagrado. O cálice é uma espécie de taça,
em geral feito de metal e artisticamente trabalhado.
• Patena
É uma espécie de “pratinho” em que se coloca a
hóstia maior usada pelo presidente da
celebração.
Recomenda-se que a patena seja grande o
suficiente para conter mais partículas para dar
conotação que a patena não é exclusiva do
padre.
Também os coroinhas, de acordo com as últimas
instruções litúrgicas, usam patenas no momento
da distribuição da comunhão.
Corporal,Pala,Hóstia,Patena,Sangüíneo ou Purificatório,Cálice
• Âmbula ou Cibório
É o recipiente onde se guarda
o pão eucarístico. É
semelhante á forma de um
cálice, mas fechado com uma
tampa. Em geral as âmbulas
são de metal como o cálice. O
importante é que o material
seja nobre e inquebrável.
Após a comunhão, a âmbula
com as partículas
consagradas é guardada no
tabernáculo (sacrário).
• Teca ou Píxide
É uma âmbula de menor tamanho,
parecido com um invólucro ou estojo,
utilizado no transporte da Eucaristia
aos doentes e idosos. Normalmente,
a teca é inserida numa pequena bolsa
com um laço que se coloca por sobre
a cabeça, de forma que a Eucaristia
fique na altura do coração do ministro,
lembrando o testemuno do Diácono
São Tarcísio (25/08/0257). Esta bolsa
também deve conter um sangüíneo
para a purificação da teca.
• Ostensório ou Custódia
É o objeto para a exposição solene
e procissão do Santíssimo
Sacramento. É formado por uma
haste de suporte e um recipiente
transparente, de forma circular, que
expões a Eucaristia para a
adoração.
• Luneta
Faz parte da Custódia.É o pequeno semicírculo que sustenta a Hóstia
Vasos que se destinam a conter os santos
óleos: do Crisma, dos Catecúmenos e para a
Unção dos Doentes.
• Galhetas
São duas jarrinhas, em geral de vidro,
nas quais se colocam o vinho e a água,
e são apresentadas pelos fiéis ao
sacerdote nas oferendas da missa.
Outros objetos sagrados
• Turíbulo
É um recipiente de
metal, preso a
correntes para as
inscensações.
Instrumento onde se
preparam brasas para
queimar o incenso.
• Naveta
Pequeno vaso de
metal, geralmente
em forma de navio,
que contêm grãos
de incenso para
serem depositados
sobre as brasas
incandescentes do
turíbulo para as
incensações.
• Incenso
É uma resina aromática extraída
de várias espécies de árvores.
O uso incenso é muito comum
no culto judaico e foi herdado
pela Liturgia Cristã. “A
turificação ou incensação
exprime a reverência e a oração
como é significada na Sagrada
Escritura (Sl 140, 2; Ap 8,3).Outros objetos
• Jarro com Água e
bacia para o Lavabo
O presidente da celebração
após apresentar as oferendas,
lava as mãos como sinal de
purificação e da humildade
diante do grande Mistério que
irá ocorrer com a consagração,
sem mérito de sua parte.
• Seria mais conveniente utilizar um jarro com
água e uma bacia para realizar o gesto de
lavar as mãos, e não somente molhar os
dedos.
• O gesto de lavar as mãos na celebração
eucarística é exclusivo do presidente da
celebração, de modo que os diáconos,
concelebrantes, ministros extraordinários,...
devem lavar as suas mãos na sacristia
antes de iniciar a celebração.
• Purificador
Pequeno vaso onde os
Ministros Extraordinários
da Comunhão purificam
os dedos.
• Caldeirinha e
Hissope
É usado para a aspersão
de água benta durante as
bênçãos. Entretanto difere
do aspersório por não
conservar fechada a água
benta no seu recipiente.
• Aspersório
É um instrumento longo que
conserva água benta para a
aspersão sobre so fiéis ou
ojetos. Geralmente é de metal.
Numa das extremidades, há
uma cabeça com rosca e furos
que permite a passagem da
água benta.
• LEGIO ou ATRIL
É o suporte para o missal. Hoje se
usa mais uma pequena almofada
confeccionada para esta finalidade.
O legio contribui para a visibilidade
dos textos e, conseqüentemente,
para uma melhor proclamação das
orações realizada pelo sacerdote.
O legio deve ser utilizado quando
houver necessidade.
Panos de Altar
• Sangüíneo ou Purificatório
Sangüíneo provêm do termo “de
sangue” porque toca no sangue de
Cristo.
Tem a forma de uma toalhinha comprida
de cor branca, semelhante a um lenço
dobrado duas vezes ao longo.
Coloca-se sobre o cálice, ficando as
pontas caídas para os dois lados. Serve
para purificar o cálice, a patena e os
vibórios no final da celebração, ou após
a comunhão.
Por isso, pede-se que o tecido da
confecção do sangïíneo tenha a
propriedade de enxugar
verdadeiramente os vasos sagrados
(evitar os tecidos sintéticos).
• Manustérgio
Do latim “manus”,
que quer dizer
mãos. É uma toalha
branca com a qual o
sacerdote enxuga as
mãos após o lavabo.
As vestes litúrgicas
• Alva ou Túnica
Veste branca,
comum a todos os
ministros na
Liturgia.
• Cíngulo
Cordão que o sacerdote sustenta e
prende a alva ou a túnica à altura da
cintura.
O cíngulo é o símbolo da vigilância,
prescrita por Javé, durante a
celebração da ceia pascal dos judeus
(Ex 12, 11) “Eis a maneira como o
comereis: tereis cingidos os vossos
rins, vossas sandálias nos pés e
vosso cajado na mão. Comê-lo-eis
apressadamente: é a Páscoa do
Senhor. “
• Estola
Tira de pano que é o
distintivo principal do
Sacerdote ou
Diácono, em várias
cores, como as
casulas ou
dalmáticas, conforme
os tempos litúrgicos.
É uma faixa, separada da túnica, a qual desce dos
ombros do ordenado, com duas pontas.
Para os sacerdotes, a estola desce dos ombros
verticalmente, simbolizando o ministério de
mediação entre o Céu e a Terra.
Para os diáconos, a estola desce do ombro
esquerdo, presa no lado direito à altura da cintura,
simbolizando aquele que está a serviço, a
exemplo de Jesus que lavou os pés dos discípulos
na útlima ceia.
A estola tem cores diferentes que variam de
acordo com o tempo lit´rugico que se celebra.
• Casula
Veste solene, de
diferentes cores,
conforme os tempos
litúrgicos, que o
sacerdote usa na
Missa
• Dalmática
Veste própria
do Diácono.
• Véu de ombos ou Umeral
Veste usada
para o
Sacerdote ou
o Diácono
darem a
Bênção do
Santíssimo.
• Pluvial ou Capa de Asperges
Que o Sacerdote
utiliza especialmente
nas procissões.
Outros objetos
• Pálio
Um “sobre-céu”
portátil usado
sobretudo nas
Procissões
Eucarísticas
para proteger o
Santíssimo
Sacramento.
• Umbela
Espécie de chapéu de
sol com as mesmas
funções do Pálio, para
utilizar dentro de uma
igreja, por exemplo na
Trasladação do
Santíssimo.
Livros litúrgicos
• Leccionários
Livros que
contêm o
essencial da
Sagrada
Escritura
para ser lida nas
Celebrações da
Liturgia.
• Evangeliário
Recolhe os
textos do
Evangelho a
proclamar nos
Domingos,
Festas e
Solenidades.
• Missal Romano
Livro que
contém os textos
que o Sacerdote
utiliza para
presidir à
Celebração
• Oração Universal
Livro que contém
formulários para a
oração que a
comunidade faz pela
Igreja, pelo mundo e
pelas diversas
necessidades dos
homens no mundo
atual.
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