Catequese Iniciação da vida Cristã



Ainda há tempo para Inscrição de 2013 
Falar com Catequista nos horários de Missa:  Na Paroquia ou Celebrações da Palavra nas Capelas de Bairro.

      Com o Batismo do Senhor encerra as festividades Natalinas e passamos para o Tempo Comum. Que será interrompida logo com o feriado de Carnaval mas o importante é a Missa de Quarta-ferira de Cinzas que inicia o Tempo da Quaresma momento de reflexão e ação para quem quer servir o Reino de Deus com:
Campanha da Fraternidade 2013 que tem como o tema: Fraternidade e juventude e o
 Lema: Eis me aqui senhor.

 CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013   Lema:Eis me aqui Envia-me

Tema:Fraternidade e JUVENTUDE

O  Senhor nos reúne para, em comunidade, darmos inicio à   caminhada Quaresmal. Quarenta dias nos separa da grande festa da Páscoa da Ressurreição, fundamento de nossa fé. Neste tempo, procuremos trilhar o caminho de conversão proposto na Campanha da Fraternidade tendo presente o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis me aqui envia-me"

TEMPO DA QUARESMA

Psiuuu...Estás a caminhar com Jesus??

Olá amigos!Vocês já devem ter percebido que a quaresma é um tempo diferente.Imagino que todos devam ficar ansiosos,arrumando-se,escolhendo o que vestir,o perfume para usar, antes de ir à uma festa.Na Igreja não poderia ser diferente.Espera-se a maior festa de todas.....a Páscoa!A ressurreição de Jesus,a vitória da graça sobre o pecado,vitória de um Deus de amor,que venceu por nós.Então precisamos nos preparar mais do que nunca para acolher o Cristo vivo!Mas o que devemos "arrumar"é o nosso coração,"trocar o coração de pedra para substituí-lo por um coração de carne"(Ez 11,19b).Devemos renovar nossa confiança no amor de Deus "É agora o momento favorável.É agora o dia da salvação".(2 Cor 6,2b).É uma época muito especial para nos convertermos,mudarmos de vida,de nos arrependermos de nossos pecados,de orientarmos decididamente nossas vidas para Deus. Temos que mudar algo em nós para sermos melhores!


Nesse período de preparação,de quarenta dias, a QUARESMA,iniciada na quarta-feira de cinzas(dia em que somos convidados a "nos converter e a crer no Evangelho") e que termina com o Domingo de Ramos,lembramos de Jesus sendo tentado pelo demônio no deserto.Hoje o deserto é nosso coração...nele Jesus precisa estar para vencermos as tentações!Então precisamos nos afastar de tudo aquilo que nos impede de ficarmos próximos de Deus,temos que romper com o pecado!

Para isso é necessário a penitência(simbolizada pela cor roxa na Igreja..reparem quando forem à missa no tempo da quaresma!) que pode ser feita através da oração(gesto que fortalece nossa alma para o rompimento com o pecado) "Vigiem e rezem,para não caírem na tentação,porque o espírito está pronto,mas a carne é fraca"(Mt 26,41) ,através do jejum (para fortalecer nosso espírito,para vermos que o que mais precisamos é de Deus)"Vale mais a oração com jejum e a esmola com justiça,do que a riqueza adquirida com a injustiça"(Tb 12,8)e através da caridade(para ajudarmos o necessitado e para nos desapegarmos de bens materiais)"Meu filho,não recuse ajudar o pobre e não seja insensível ao olhar do necessitado"(Eclo 4,1).
Não se esqueça de refletir, de ficar em silêncio nesse tempo!É muito importante perceber o que fazemos que desagrada a Deus para melhorarmos!"E revesti-vos do homem novo,criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade"(Ef: 4,24).
Já pensou sobre sua vida????? Ainda há tempo para mudarmos e seguirmos com o Cristo! Uma Santa Quaresma a todos!





Páscoa é...

... luz que ilumina nossas vidas.
... amor acima de tudo.
... vida que se renova.
... esperança que se faz certeza.
... felicidade que se faz presente.

Que nós possamos ser sinal da RESSURREIÇÃO, presença de vida, de luz, de amor, de esperança, de felicidade...

Há três Páscoas, três passagens transformantes, transfigurantes, na história da humanidade: A dos Hebreus (Êxodo 12), a de Cristo (Lc 22, 7-20), e a nossa.

A terceira Páscoa da história é a nossa, pois cada uma de nossas decisões é uma Páscoa em forma de morte e ressurreição.

Páscoa é a passagem do Senhor, quando Ele passa tudo se renova e a vida se torna plenitude.

Como participantes da vida nova do Ressuscitado, somos convocados a descobrir e colocar sinais de Sua presença no mundo, hoje.

A Páscoa é também o símbolo da família: família que incessantemente se renova, como se renova a vida do Cristo ressuscitado.

Os sinais desta renovação estão presentes no nosso dia-a-dia quando nos esforçamos em viver segundo a vontade de Deus.

Irmanados neste espírito de fraternidade cristã, desejamos a todos feliz e abençoada Páscoa.