Liturgia

3º DOMINGO DA QUARESMA - 03/03/2013
Leituras: Ex 3,1-8.13-15,Sl 102(103),1 Cor 10,1-6.10-12;Lc 13,1-9
Nesta terceira etapa da caminhada para a Páscoa , somos chamados, mais uma vez, a repensar a nossa existência. O tema central da liturgia de hoje é a "conversão". Com este tema entrelaça-se o da "libertação": o Deus  libertador propõe-nos a transformação em homens novos,livres da escarvidão do egoísmo e do pecado, para que em nós se manifeste a vida em plenitude , a vida de Deus.
A primeira leitura fala-nos do Deus que não suporta as injustiças e as arbitrariedades e que está sempre presente naqueles que lutam pela libertação.È este Deus libertador que exige de nós uma luta permanente contra tudo aquilo que nos escraviza e que impede a manifestação da vida plena.
O Salmo pede que bendigamos ao Senhor,porque perdoa os nossos pecados e cura as nossas feridas, pois é um Deus clemente e compassivo.
São Paulo avisa-nos que o mero cumprimento de ritos externos e vazios não é de nada importante, o que de fato é importante e muito, é a adesão verdadeira a Deus, a vontade de aceitar a sua proposta de salvação e viver com Ele numa comunhão íntima que, necessariamente , deve ser refletida na comunhão com os irmãos e irmãs.
O Evangelho contém um convite a tranformação radical da existência; a mudança de mentalidade, a recentrar a vida de forma que Deus e os seus valores passem a ser a nossa prioridade fundamental. Se isso não acontecer, diz o Senhor Jesus, a nossa vida  será cada vez mais controlada pelo egoísmo que leva sempre a morte.
Jesus nos revela a verdadeira imagem de Deus.Um Deus clemente e cheio de compaixão que dá ao homen o tempo para que se converta . Encotramos presente no trecho do Evangelho a enorme paciência de Deus:existe ainda e sempre uma oportunidade e, antes que seja tarde , devemos dela aproveitar!A longaminidade de Deus é um apelo permanente à conversão por isso é preciso: descobrir Deus como Deus;pois Ele caminha ao nosso ritmo, do nosso lado e sabe esperar por nós, quem não sabe descobrir este Deus nunca perceberá a necessidade de mudar, de se voltar para Ele; assumir a nossa parte de responsabilidade nos males deste tempo, pois eles nos revelam que todos nós temos muitas coisas para mudar,tais como : nos critérios de julgar,nas formas de ser, nos modos de agir. E mudar em coisas muito simples e concretas... E isto é , para nós, de modo objetivo .Veja bem: converter-se em quê , de quê, a Quem , como e agora!
PAciência , alegria , amor e perdão. Eis os atributos do amor,para estes três domingos,em que entramos no coração da Quaresma, para conhecer e descobrir o amor de Deus. Com o apelo à conversão , correspondemos à paciência de Deus.Jesus, na sua divina paciência, dá-nos , estea ano, mais uma oportunidade de vida, fazendo mais uma vez um apelo à conversão, Deixemos que este apelo toque fundo o nosso coração....

2º DOMINGO QUARESMA - 24/02/2013
Leituras: Gn 15,5-12.17-18;Lc 9,28-36, Fl 3,17.4,1
A Quaresma é um tempo favorável à nossa conversão; é um tempo propício para deixarmos o homem velho e revestir-nos do homem novo,identficando-nos com Cristo. A transfiguração de Jesus no Monte Tabor , que o Evangelho nos relata, lembra-nos , que , através do esforço e da penitência quaresmal por seguir Cristo na sua Paixão, chegaremos também nós à alegria da sua Ressurreição Gloriosa.
Abraão aparece na passagem da Sagrada Escritura na Primeira Leitura como modelo de fé. Pela fé ele agradou a Deus e tornou-se pai de todos os que creem;da sua numerosa descendência nasceria o Salvador de toda a humanidade.
O salmo exprime a alegria daqueles que acreditam , numa esperança inabálavel de vir a contemplar um dia o rosto de Deus.
São Paulo, nos recorda que só existem duas maneiras de viver nesta terra;ou vivemos como filhos de Deus, cuja pátria definitiva está nos céus , ou vivemos como animais,tendo por deus o ventre, só apreciando e idolatrando as coisas da terra.
A Transfiguração segundo o Evangelista Lucas contém pormenores que acentuam o caráter pascal da visão.O acontecimento se produz oito dias depois da confissão de Pedro,enquanto Jesus ora , como no Horto das Oliveiras.Moisés e Elias falam da sua partida, que acontecerá em Jerusalém. Os Três apóstolos adormecem, como na noite do Getsêmani; Ao despertar veem a glória de Jesus.Depois de Pentecostes , os Apóstolos darão testemunho , com grande força e vigor, do que viram no Monte, e sobretudo, das aparições que lhe fez o Ressuscitado.
A Transfiguração do Senhor é , pois , um sinal de uma antecipação não só da glorificação de Cristo na Ressurreição, mas também a nossa própria glorificação, quando fomos revestidos do fulgor da glória de Deus e " nosso corpo miserável se tornar semelhante ao Corpo glorioso de Jesus."(cfe Fl 3,21).
Escutemos o Senhor na sua Palavra , conservada na Sagrada Escritura. Escutemos o Senhor nos próprios acontecimentos cotidianos da nossa vida.Escutemos o Senhor nos nossos irmãos , em especial nos pobres,e pequeninos. Escutemos Cristo e obedeçamos aos seus apelos. Não fechemos os nossos corações. Enquanto vivemos na terra, o nosso relacionamento com Deus realiza-se mais na escuta que na visão.Desse modo, como Cristo pela sua Paixão chegou à glória da Ressurreição, assim também nós, pela penitência quaresmal , chegaremos às alegrias das festas pascais. 

1º DOMINGO DA QUARESMA - 17/02/2013
No primeiro domingo da Quaresma a Palavra de Deus convida-nos a vencer todas as dificuldadesque nos afastam do caminho de Deus, que é sempre o caminho do bem.São as experiências maisprofundas do ser humano: são as experiências cruciais na vida de uma pessoa ou de um povo;são as experiências históricas e profundamente religiosas, as que neste dia solicitam a nossa reflexão..  
O texto do Deteronômio, recorda uma cerimônia em que os israelitas , com a entrega das suas primícias da terra ou dos rebanhos, proclamavam a fidelidade de Deus às suas promessas  e reconheciam que tudo o que possuiam era dom do Senhor.
O salmo responsorial 90(91) ressalta a confiança no Senhor no meio de uma experiência de medo e desespero.
Sao Paulo,nos recorda que a Palavra de Deus é acessível a todos sem distinção e está pronta para ser acolhida no coração de cada um que se torna dócil para acolhê-la. A este acolhimento deve corresponder sempre uma atitude exterior da fé,que deve ser testemunhada,na vida cotidiana, em todos os ambientes e relacionamentos.
Todos os anos , no Primeiro Domingo da Quaresma,somos levados a refletir sobre as tentações de Jesus.Ora , é conveniente que nos conscientizemos que Jesus foi posto à prova ,não com três , mas com toda a espécie de tentação, como se pode desprender do texto evangélico. Não são três episódios isolados da vida de Jesus , que o Evangelista São Lucas nos apresenta, mas três parábolas , em que através de imagens e ciatções bíblicas,o autor afirma que Jesus foi tentado em todos os momentos de sua vida terrena, em tudo como nós, com a única diferença: nunca foi vencido pelo pecado.Ele teve dúvidas como nós, encontrou dificuldades para realizar a sua missão, só progressivamente foi dscobrindo o desígnio do Pai.
Que o Senhor nos auxilie a acolher sua Palavra ao longo da nossa vida e nos ensine a não cedermos às diversas tentações a que estamos sujeitos todos os dias de nossa vida. Que continuemos fiéis a preparar, com toda a confiança , a Páscoa da salvação trazida por Cristo, louvando sem cessar o Senhor nosso Deus, por todos os dons com que continuamente nos cumula....

17/02/2013 –  COMENTÁRIO DA MISSA DO 1º DOMINGO DA QUARESMA
Boa noite, sejam todos bem vindos à celebração do 1º domingo da quaresma.

Estamos no primeiro domingo da QUARESMA,tempo sagrado para uma renovação interior em preparação à grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus nos lembra que as "TENTAÇÕES" podem impedir esse renascer para a vida nova e nos convoca a seguir o caminho de Jesus, renovando nossa fidelidade ao Deus vivo e verdadeiro.
Na certeza de que animados pela fé , alcançamos em Deus , a nossa libertação , com muita alegria iniciamos a celebração cantando....
LITURGIA DA PALAVRA
A 1ª Leitura (Dt 26,4-10)fala de uma fé que reconhece o Deus vivo presente e que age no meio do povo.
A 2ª Leitura (Rm 10,8-13) nos fala que devemos acreditar em Jesus e o testemunhar na vida prática.
O Evangelho(Lc 4,1-13) nos apresenta as Tentações de Jesus....
Abramos o coração para acolher com fé as leituras que serão proclamadas.
PRECE : A cada prece rezemos: Protegei-nos Senhor das Tentações
1.Protegei, ó Pai, a Santa Igre­ja em suas contínuas provações e perseguições, rezemos...

2.Protegei os cristãos nas dificul­dades de cada dia, rezemos...

3. Protegei a juventude e fazei-a protagonista da missão,rezemos...

4. Protegei as crianças de todo perigo,rezemos..

5. Protegei os jovens da violência arrasadora,rezemos

6. Protegei os excluídos da cruel­dade e da injustiça,rezemos... 
FINAL
As tentações  não acabaram , elas continuam ainda hoje e bem sedutoras, elas  são uma realidade, que o próprio Cristo enfrentou...
 Ele venceu a provação e nos fez herdeiros de tal vitória...
Vamos refletir nesta semana:
Quais são as nossas tentações mais freqüentes?   Do TER? Do PODER? Do PRAZER?
 Uma religião sem compromisso? - Deus tem um Plano sobre cada um de nós e as tentações procuram nos desviar dele. 
Qual a nossa atitude diante delas?


ANO DA FÉ
A dimensão pessoal da fé
A fé tem duas dimensões inse­paráveis: a dimensão pessoal e a dimensão comunitária. A di­mensão pessoal se expressa na afirmação: eu creio! Traduz uma confiança tão forte que leva a pessoa a entregar-se a Deus em atitude de obediência, a ponto de dizer: Eis-me aqui, envia­-me. O verbo crer aparece pela primeira vez nas Escrituras em Genesis 15,6, quando Abraão encontrou-se diante de um li­mite que humanamente não podia superar. Ele acreditara na promessa divina de formar um povo de sua posteridade. Porém, tanto Abraão como Sara, sua es­posa, tinham idade avançada, além do que Sara era estéril. Deus aparece a Abraão e lhe diz: Não tenhas medo, Abraão, eu sou teu escudo, tua recompen­sa será muito grande (Gn 15,1). Abraão levanta uma dúvida me­tódica: Senhor, que recompensa terei, se sequer um filho posso ter (Gn 15,2)? Então Deus con­duziu Abraão para fora e disse: ergue os olhos para o céu e con­ta as estrelas, se fores capaz, e acrescentou: assim será a tua posteridade. Abraão creu e isso foi tido em conta de justiça (Gn 15,5-6). Nesse ato de fé encon­tramos quatro atitudes em re­lação a Deus: escutar, dialogar (oração), confiar e obedecer.


13/02/2013 - ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE :

TEMA:" FRATERNIDADE E JUVENTUDE"
LEMA:"EIS-ME AQUI, ENVIA-ME".

Objetivo GeralAcolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.

12/02/2013 - COMENTÁRIO DA MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Acolhida : Boa noite  Irmãos e irmãs em Cristo , sejam todos bem-vindos a  celebração da Quarta Feira de Cinzas ... ...
Receberemos agora um grupo de jovens que representa toda a  nossa comunidade , para darmos  início  a abertura da Campanha da Fraternidade:Tendo  como Tema : “Fraternidade e juventude” , e como Lema : “Eis-me aqui, envia-me...
Este ano a Campanha da Fraternidade nos convoca a olhar de modo especial para a realidade da juventude e sua vivência da fé..E tem como um dos objetivos , possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial , que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada , para que eles possam contribuir com seus dons e talentos...
Que os nossos jovens sejam perseverantes e confiantes na proposta que Jesus tem para cada um deles, e que se empenhem em prestar um serviço de amor e dedicação a nossa Igreja...
Juntamente com a Campanha da Fraternidade , iniciamos também hoje nossa caminhada Quaresmal, onde recordamos a misericórdia de nosso Deus, que acolhe com carinho nossa penitência , nosso desejo de conversão, e nos convida , com muito amor , a crer no Evangelho...
Confiantes na misericórdia infinita de Deus , com muita alegria , iniciemos a celebração cantando... 
LITURGIA
A primeira leitura(Jl 2,12-18)  , nos chama a uma forte e sincera conversão , pois a sinceridade do nosso coração é abençoada por Deus , nosso Pai....

Na segunda leitura(2 Cor 5,20-6,2) ,  São Paulo proclama o  novo tempo de reconciliação com Deus....

O Evangelho de Mateus(6,1-6.16-18)   nos mostra que as práticas de oração, caridade e jejum ,  não devem ser praticadas  , com hipocrisia ou pelas aparências , mas sim com o coração sincero e aberto de boas ações ..... 
PRECES : A cada prece rezemos : Eis- me aqui, envia-me....
1) Senhor,fortalecei a Vossa Igreja , que hoje inicia o tempo sagrado da Quaresma, digamos ....
2) Senhor,fazei  que juntos  com toda a Igreja , abracemos a juventude eterna de Cristo , digamos...

3)Senhor , fazei com que escutemos o convite que o Senhor nos dirige , com gestos e palavras fortes , e assumamos a Quaresma como tempo especial para a conversão do coração, digamos...

4)Senhor, fazei com que toda a nossa juventude siga  o Vosso Caminho, com amor e dedicação, digamos..

5)Senhor, fazei que esta Quaresma constitua em nós ,uma renovada experiência de reconciliação com Deus, com nós mesmos e com nossos irmãos e irmãs, digamos ...

Final
De nada adianta ajudar os outros, se, com isso , buscamos elogios.De nada adianta rezar, se,com esta atitude,visamos ser reconhecidos como pessoas piedosas.De nada adianta jejuar, se, com o jejum queremos nos exibir. Nosso problema é que temos forte inclinação para a vaidade , o orgulho e o egoísmo.. Assim , anulamos nossas tentativas de ter méritos diante de Deus, que é gratuidade plena e verdadeira. Portanto , nos esforcemos, para que nossas ações , sejam feitas com amor e para o bem ...
 
10/02/2013 - COMENTÁRIO DA MISSA DO 5º DOMINGO COMUM
Irmãos e Irmãs em Cristo boa noite a todos ,

Sejam todos bem vindos a celebração do décimo quinto domingo comum,Hoje a liturgia nos leva a refletir sobre a nossa vocação: somos todos chamados por Deus e d’Ele recebemos uma missão para o mundo. Devemos nos sensibilizar
ao chamado e procurar responder a ele com amor, confiando-nos, antes e acima
de tudo, na graça que vem em nosso favor e deixando nossos impedimentos
para estar com Ele.
Com muita alegria iniciemos a celebração cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
Na 1ª Leitura, temos o Chamado de ISAÍAS,que mesmo se achando pequeno e indigno, Deus o enviou para ser seu porta voz .
Na 2ª Leitura, PAULO  conta sobre  o seu Chamado,e reconhece Cristo como fundamento de nossa fé.
No Evangelho temos o Chamado dos Primeiros APÓSTOLOS, que largam tudo e seguem a Jesus.
 PRECES - A cada prece ,Rezemos,

R.Senhor, dai-nos coragem de atender o chamado de vosso Filho.
1- Senhor,  Iluminai  vossa Igreja, chamada por Cristo para ser sinal para a  humanidade, e sempre conte com a força de vossa graça,REZEMOS
2-Senhor,Iluminai para que todos os dias a ressurreição de vosso Filho continue a acontecer concretamente em nossa vida ,REZEMOS

3-Senhor,Iluminai e dai  misericórdia para todos aqueles que,chamados por vosso Filho, insistem em negar sua força  ,REZEMOS

Façamos todos juntos a oração do Dizimista.
FINAL
 “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.”
O convite de Jesus, feito outrora aos discípulos, hoje é repetido a nós, e é nossa
responsabilidade ouvi-lo, discerni-lo e atendê-lo prontamente, para que o mundo
tenha um semblante mais humano e cristão.


03/02/2013 : SÃO BRÁS, Bispo e Mártir
Foi Médico e depois Bispo de Sebaste, onde sofreu o martírio por não sacrificar aos deuses pagãos.É invocado especialmente contra as doenças da garganta, porque cesta vez salvou,conforme narram as Atas de sua Vida, um menino que estava para morrer,por ter engolido em espinha de peixe.

03/02/2013: ESCALA DE COMENTARISTAS : DOMINGO A NOITE : FEVEREIRO A MARÇO/2013
03/02/2013 : D.Aluzene
10/02/2013 : Grupo de Jovens
17/02/2013: Tatiane
24/02/2013: Ângela
03/03/2013: Angélica
10/03/2013: Grupo de Jovens
17/03/2013: Priscila
24/03/2013: Rosângela/Kallil
31/03/2013: Andressa

03/02/2013 : Não devemos desistir ,mas devemos sim, ser perseverantes em nossa missão..
o Amor é a única força capaz de vencer as guerras,as violências e até mesmo a morte.Quem ama,mesmo na perseguição, não desiste da missão,porque tudo desculpa, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. Jesus foi rejeitado por seu povo , e , apesar disso, prosseguiu seu caminho. O amor é a essência de Deus e o ideal maior do relacionamento humano. Partipemos da Eucaristia, dom do amor,para sermos no mundo a presença do próprio Deus..
Quem é chamado e enviado em missão   não deve agir em seu próprio nome, mas em nome de Deus.São Paulo mostra a força que vem do amor e as qualidades de quem sabe amar. As palavras de Jesus incomodam seus compatriotas,e,mesmo rejeitado, Ele continua sua missão..

03/02/2013
COMENTÁRIO DA MISSA DO 4º DOMINGO COMUM   03.02.2013
Boa noite a todos ...Sejam todos bem vindos....
 Irmãos , com alegria nos reunimos para celebrar a memória pascal de Jesus Cristo, profeta rejeitado, morto e ressuscitado. Deus nos chama e nos consagra para a vivência do amor, como família que escuta e comunica a palavra da vida. A páscoa de Jesus se realiza em todos os grupos e pessoas que assumem com fé, esperança e coragem a missão libertadora e se colocam a serviço da vida.
Com fé, esperança e amor iniciemos a celebração, cantando...
LITURGIA DA PALAVRA
Jeremias 1,4-5.17-19 :A 1ª leitura nos fala que Deus nos ama e nos conhece desde o ventre materno, portanto não devemos temer, pois Ele está conosco.
1 Corintios 12,31-13,13: A 2ª leitura nos fala do caminho que ultrapassa a todos os dons ao qual todos devem aspirar: o amor. O amor é à força de Deus e também a força da pessoa aliada a Deus.
Lucas 4,21-30 :No Evangelho de Lucas vemos que em sua própria terra, junto ao seu povo, Jesus foi rejeitado, porém passando pelo meio deles ,Jesus continuou o seu caminho.
Ouçamos atentamente as palavras que nos dão força necessária para a missão.
PRECES : A cada prece rezemos: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA SÚPLICA!
1: Senhor, fazei com que a vossa Igreja seja no mundo uma permanente contestação do mal e apoio aos que lutam em favor da vida e da liberdade, rezemos...
2: Senhor, ajudai-nos a assumir a missão de sermos profetas da verdade e do amor , e a sentirmos sempre a vossa mão protetora a nos guiar, rezemos...
3: Senhor, fazei com  que nossa comunidade saiba superar, no amor, os conflitos que muitas vezes nascem das diferenças entre as gerações, rezemos...
4: Senhor, despertai jovens dispostos a seguir a vida religiosa e sacerdotal , e daí  perseverança aos que já se puseram a caminho, rezemos...
FINAL 
Concluindo nossa celebração levemos conosco a consciência da necessária adesão a Jesus e ao seu projeto. Com fé, podemos superar os conflitos e ir além. Podemos superar as rejeições que sofremos e, sobretudo, podemos ajudar os que são rejeitados. Pois “o filho de José”, este Filho de Deus cheio de amor, sempre estará conosco.
AVISO:Lembramos que o próximo fim de semana é o momento de agradecermos a Deus por tudo aquilo que somos e temos através do nosso Dízimo..

01/02/2013 - YOUCAT - POR QUE PROCURAMOS DEUS?
Deus colocou no nosso coração um desejo: procurá-lo e encontrá-lo.Santo Agostinho diz :" Tu criaste-nos para Ti e o nosso coração está irrequieto ate encontrar o descanso em Ti". A este desejo de Deus chamamos Religião. Por religião pode-se entender genericamente uma relação para com o Divino. Uma pessoa religiosa reconhece algo Divino como o poder que a criou a ela e ao mundo, do qual ela é dependente e para o qual ela está orientada.Ela quer,mediante o estilo de vida,agradar ao Divino e venerá-lo.A busca de Deus é natural na pessoa humana. Toda a sua aspiração pela verdade e pela felicidade é , no fundo, uma busca daquilo que a sustenta absolutamente, que a satisfaz absolutamente , que a torna absolutamente útil.Uma pessoa só está totalmente consigo própria quando encontrou Deus."Quem procura a verdade procura Deus, seja isso evidente ou não para ela...
27/01/2013 - A liturgia do 3º Domingo Comum nos mostra a importância que A Palava de Deus deve assumir na vida da Comunidade.Toda a comunidade é convocada a escutar a Palavra de Deus. O local da leitura deve ser cuidadosamente preparado..   O Livro é acolhido de pé, de forma solene e em atitude de respeito.
A Palavra é aclamada pela assembléia, é proclamada claramente ,  e explicada numa linguagem compreensível a todos.
A Palavra interpela e provoca no povo uma atitude de conversão.
Tudo termina numa grande festa: a Palavra é geradora de alegria e festa.
* É um Manual de como deve ser ainda hoje uma "Celebração da Palavra".
A Bíblia foi escrita para nos ajudar a decifrar o mundo,para nos devolver o olhar da fé e fa contemplação, e para transformar a realidade numa grande revelação de Deus(S.Agostinho).
A BÍBLIA É ISSO PARA VOCÊ? Ou Ela continua sendo apenas um objeto de enfeite na prateleira da sala, ou pior, permanece esquecida no fundo de uma gaveta?
Cristo no convoca com sua Palavra, para que contemplemos a Obra Iniciada por Ele... 
 
27/01/2013 - COMENTÁRIO DA MISSA DO 3º DOMINGO COMUM

Boa noite, sejam todos bem vindos à celebração do  3º Domingo do tempo comum.
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus, na Sinagoga de Na­zaré, Jesus se proclamou Messias e anunciou a libertação para to­dos os que estão  nas trevas da morte. A fé em Jesus é uma Boa­-Nova aos que vivem na pobreza, no cativeiro da injustiça ou de qualquer tipo de exclusão. É tam­bém uma notícia boa a todos os que são marcados por prisões in­teriores e sofrimentos que afligem a alma. Com alegria iniciemos a celebração cantando.
LITUGIA
Neemias 8,2-10 - Na 1ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo e estudando a Palavra de Deus.
Salmo 19 :No Salmo rezamos: "Vossas Palavras, Senhor, são espírito e vida".
1 Corintios 12,12-30 :Na 2ª Leitura Paulo, falando dos carismas da Igreja,  sublinha que  a Comunidade cristã é gerada e alimentada, na unidade, pela PALAVRA DE DEUS..
Lucas 1,1-4;4,14-21 :No Evangelho,  Cristo proclama e atualiza  a PALAVRA DE DEUS, numa reunião de sábado, na sinagoga de Nazaré
Ouçamos atentamente e acolhamos em nosso coração a palavra que será proclamada.
PRECES
A cada prece rezemos:  Atendei Senhor a nossa prece.
1)Iluminai Senhor a Vossa Santa Igreja para que  teste­munhe a obra que Jesus proclamou em Nazaré, rezemos;
2)Olhai Senhor por todos os governantes para que atuem em favor dos pobres., rezemos
3)Iluminai Senhor as novas gerações para que rejeitem os velhos hábitos da corrupção, rezemos;
4)Amparai Senhor as nossas comunidades, que buscam na vossa palavra, luz para a caminhada, rezemos.
FINAL
A Sagrada escritura  dá suporte e vigor  à vida da Igreja. A bíblia é  para nós  firmeza da fé, alimento            e fonte de vida espiritual.  É a alma da teologia e da pregação pastoral...  A Igreja nos pede a  freqüente leitura da Sagrada Escritura, porque a ignorância das escrituras é ignorância de Cristo".
AVISO
No próximo final de semana é o dia de partilharmos o que temos com os nossos irmãos mais necessitados através do kilo.
25/01/2013 - YOUCAT - POR QUE DEUS NOS CRIOU:
"Deus criou-nos por livre e desinteressado amor".
Quando uma pessoa ama , o seu coração transborda. Ela deseja partilhar a alegria com os outros. Nisso ela parece-se com o seu Criador. Embora Deus seja um mistério,podemos pensá-lo de um modo humano e dizer : Ele criou-nos a partir do "excesso" do Seu amor.Ele queria compartilhar a Sua infinita alegria conosco, criaturas do Seu amor..
O amor é a alegria pelo bem; o bem é o único fundamento do amor.Amar significa querer fazer bem a alguém...(São Tomás de Aquino)...
20/01/2013 - COMENTÁRIO DA MISSA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Boa noite irmãos e irmãs em Cristo. Sejam todos bem vindos ao 2º Domingo do Tempo Comum...
Celebramos hoje  as Bodas de Caná, ocasião em que acontece os primeiros sinais de Jesus , transformando a água em vinho, para sinalizar que era chegado o tempo da salvação, quando a humanidade pode feste­jar a presença de Cristo e do Es­pírito Santo; hora de mudar o co­ração das pessoas e o destino do mundo. O papel de Maria, como intercessora, acompanha a missão da Igreja em toda a sua jornada através do tempo e da história. Com a imagem do Casamento,a liturgia apresenta a relação de amor , que Deus estabeleceu com o seu Povo. E a nossa alegria é saber que Deus garante a alegria desta festa.
 Com muita fé e alegria , iniciemos a celebração cantando....
LITURGIA
Isaias 62,1-5
A primeira leitura nos revela a profunda união  que existe entre Deus e a humanidade.Seu amor, é eterno, e paciente . Ele está sempre a nossa espera, nos convidando a cada dia, ao nos reencontrarmos com Ele.
1 Coríntios 12,4-11
A segunda leitura nos fala dos dons , através dos quais continua a manifestar se o amor de Deus , e que estes dons , devem ser usados para o bem de todos.
João 2,1-11
O Evangelho nos mostra que o episódio das bodas de Canã , vem apresentar aos homens o Pai ,que os ama , e que com seu amor , quer alegria e vida plena para todos...
Ouçamos a Palavra que nos indica o caminho da Salvação...
PRECES: A cada prece rezemos : Daí- nos Senhor , o Vinho da Salvação...
1)Senhor, fazei com que a Vossa Igreja , atraia a todos , ao banquete da Salvação, rezemos....
2)Senhor, fazei com que o mundo, marcado pela pobreza e sofrimento, participe, do banquete da igualdade, rezemos...
3)Senhor, fazei com que as crianças e os abandonados , possam fazer parte do banquete da solidariedade, rezemos...
4)Senhor, fazei com que as famílias marcadas pela dor ,possam encontrar o consolo do amor, rezemos...
5) Senhor, fazei , com que Maria , nossa Mãe, sempre atenta às necessidades de todos, nos ajude a escutar sempre a voz de vosso Filho, rezemos...

FINAL
Deixemos que o Senhor se faça presente em nosso dia a dia. A Sua presença em nós é motivo de felicidade e alegria, é confiança para seguirmos adiante, é ânimo para enfrentarmos nossos problemas . O vinho que Jesus veio trazer para alegrar a “aliança”, é o vinho do amor de Deus , que produz alegria e que nos leva à festa do encontro com o Pai e com os irmãos. Quando o Senhor está presente em nossas vidas  , tudo é diferente , e a felicidade é garantida.As bodas continuam ...e somos também convidados. “Façamos tudo o que Ele disser”..

Leituras do dia: Hb:3,7-14 Sl: 94(95) Ev:Mc: 1,40-45 
Dia de Santo Antão
"Animem-se uns aos outros a cada dia, enquanto dura a proclamação desse hoje, a fim de que ninguém de vocês se endureça, enganado pelo pecado. De fato,nós nos tornamos participantes de Cristo, contanto que mantemos  firme até o fim a condição que tivemos desde o inicio." Hb:3,13-14

"Mas o homem foi embora e começou a pregar muito e espalhar a noticia. Por isso, Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ele ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte as pessoas iam procura-lo." Mc: 1, 45

    Alguma vez já foi impedido de divulgar uma graça? Assim como o leproso curado e impedido por Jesus ele  não calou. Não podemos calar, temos e anunciar buscar Jesus. Ninguém fica triste quando recebe uma graça.
    
    É importante fazer um exame de vida e perceber quais foram as graças que Deus fez acontecer em sua vida. E partilhar com amigos. Testemunhar e falar de graças recebidas de Deus não vai fazer mal a ninguém. Pense nesse proposito para hoje.

02/01/2013- ORAÇÃO DE JANEIRO
Senhor, mais um ano se inaugura sob o nome de uma Mãe, Vossa, Mãe, encontro perfeito da humanidade e da divindade, no evento do nascimento do vosso Filho. Recordamos com alegria , Senhor, as Vossas maravilhas!Cada um de nós, pode narrar aos outros a propria história da salvação, feita de pessoas,de encontros e graças.
Senhor, um ano que começa é um presente . A nossa oração hoje é um louvor agradecido pelo tanto que fizestes em nossas vidas desde seu início , porque tudo está envolvido por vosso amor paterno. Fazei, ó Senhor, que em nossa memória , mais do que qualquer outra coisa,habitem coragem e fidelidade, nascidas de um coração agradecido.Acompanhai-nos , MAria , na estrada do novo ano. Tenhamos paz , e alegria em nossas famílias neste mundo de ódio e injustiça. Amém... 



09/12/2012 COMEN´TÁRIO DA MISSA DO 2º DOMINGO DO ADVENTO
INICIAL
Boa noite a todos irmãos e irmãs .Sejam todos bem vindos....
Neste domingo damos mais um passo na celebração do Mistério da Salvação. Convidamos ------------------a acender a segunda vela da coroa do Ad­vento, em sinal de acolhimento ao mistério do Filho de Deus.
A liturgia de hoje, nos faz um apelo à conversão , à renovação, no sentido de eliminar todos os obstáculos que impedem a chegada do Senhor em  nosso mundo, e em nossos corações..Pois Advento é tempo de se converter a Deus,de Lhe preparar o caminho,de endireitar as estradas pelas quais Ele vem..
Na certeza de que a Salvação Eterna é oferecida por Deus a cada um de nós , com muita fé e alegria , iniciemos a celebração cantando...
LITURGIA
A primeira leitura(Baruc 5,1-9) nos ensina que mesmo diante das dificuldades , devemos depositar toda nossa confiança em Deus , que a cada dia, nos apresenta sua Proposta Libertadora
A segunda leitura(Filipenses 1,4-6.8-11) nos mostra que o amor comprometido para com todos , é o caminho da perfeição , é o jeito de se manter vigilante na espera do Senhor.
O Evangelho(Lucas 3,1-6) nos apresenta a missão de João Batista , que  nos convida , a prepararmos nosso coração, para chegada  do Messias ....
Ouçamos atentamente as leituras , para que possamos ver a Salvação que Jesus nos traz...
PRECES : A cada prece rezemos: Vinde Senhor, e salvai-nos....
1)Senhor ,iluminai a Vossa Igreja, para que Ela cresça cada vez mais no Amor a Cristo, rezemos...
2)Senhor,olhai por todos aqueles que vivem  tristes e desanimados , para que recuperem a alegria e a esperança, rezemos....
3)Senhor,fazei com que a Profecia de João Batista , toque o coração de cada um de nós, rumo a uma autêntica conversão, rezemos...
4) Senhor,iluminai o Vosso Povo , para que mesmo diante das dificuldades, possam preparar bem os caminhos , com o coração sincero, rezemos...
FAÇAMOS TODOS JUNTOS A ORAÇÃO DO DIZIMISTA
FINAL
Advento! Tempo de se preparar para acolher o Senhor que vem! Por mais escuro que esteja o horizonte, à nossa frente, precisamos acreditar que dias melhores virão, pois Deus é fiel e não abandona seu povo. Precisamos acolher e cultivar a esperança de que um mundo novo é possível. Deus acredita em nós. Precisamos também acreditar Nele.Pois endireitar as estradas é permitir que o Senhor entre em nossas vidas e nos transforme. 


08/12/2012COMENTÁRIO DA MISSA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
INICIAL
Boa noite a todos irmãos e irmãs .Sejam todos bem vindos....
Celebramos hoje a Solenidade da Imaculada Conceição , Rainha de todos os Santos.. , e somos convidados a pensar qual o tipo de resposta que damos aos desafios de  Deus.Ao propor-nos o exemplo de Maria de Nazaré , a Liturgia nos convida a acolher , com o coração aberto e disponível , os Planos de Deus para nós e para o mundo...
Na certeza de que Maria aparece na história da Salvação , como aquela que resgata a imagem da humanidade infiel e colabora para que Deus realize , através de Jesus, a redenção Universal, com muita fé e alegria ,iniciemos a celebração cantando...
LITURGIA
A primeira leitura(Gn 3,9-15.20) nos mostra que,  desobedecer as Leis  de Deus,nos leva a trilhar caminhos de egoísmo, orgulho, sofrimento e infelicidade.
A segunda leitura (Ef 1,3-6.11-12)nos garante que Deus ,através de Jesus ,tem um projeto de vida plena para cada um de nós, mas para isso, é preciso que nossa resposta seja verdadeira e definitiva...
O Evangelho(Lucas 1,26-38) nos mostra que o Sim de Maria aos Planos de Deus, resultou  em Salvação para Ela e para o mundo inteiro....
Ouçamos a Palavra , para que  a exemplo de Maria ,digamos Sim aos projetos  de Deus...
PRECES : A cada prece rezemos: Ó Maria , rogai a Deus , por nós....
1)Senhor , iluminai a Vossa Igreja , para que  , continue  sempre destinada ,a ser esposa de Cristo , santa e imaculada,rezemos...
2)Senhor, fazei com que vossa Comunidade, a exemplo de Maria,tenha confiança incondicional , em vossos projetos, rezemos....
3)Senhor, olhai os jovens, para que a exemplo de Maria, estejam sempre atentos ao Vosso chamado, rezemos...
4) Senhor, iluminai  o vosso povo, para que a exemplo de Maria ,  sejam servidores fiéis ao vosso projeto, rezemos...
FAÇAMOS TODOS JUNTOS A ORAÇÃO DO DIZIMISTA
FINAL
 Maria de Nazaré foi, uma mulher para quem Deus ocupava o primeiro lugar e era a prioridade fundamental. Ela foi , uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus ,e aprendeu a confiar totalmente Nele. Ao olharmos para Maria , compreendemos os fundamentos da nossa esperança , fundamentos baseados  em uma vida de amor e fraternidade.Que a Imaculada Conceição, nossa Padroeira , nos conduza a Jesus Cristo, e nos ensine  a saborear a alegria da Sua presença em nossas vidas....  Que Ela preserve sempre a nossa fé, para que sejamos cada vez mais fiéis a nossa Igreja e a Jesus Cristo....

02-12-2012 - 1º DOMINGO DO ADVENTO
Iniciamos o Tempo do Advento.Depois de refletirmos o tempo comum, coroado com a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, é chegado o doce momento da reflexão acerca deste tempo que é a antecipação do Natal de nosso Senhor Jesus Cristo.
Advento, tempo de espera,e de esperança ,de atenção e de vigilância, de aleg chegada e amorosa acolhida do Deus Conosco, o Emanuel..
O QUE É O ADVENTO
Advento é um tempo forte de esperança e de conversão. Conversão e mudança de vida geram um sentimento em  nossa vida: a esperança cristã. Este Advento é enriquecido com duas opções muito fortes na vida da Igreja no Brasil: a Novena de Natal e a coleta para a Campanha da Evangelização que financia a vida pastoral das nossas Igrejas irmãs pobres e sofredoras do Norte, do Nordeste e da Amazônia, e auxilia a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e as Dioceses e Arquidioceses nas suas ações pastorais específicas. Estes irmãos aguardam o nosso gesto concreto para que o Evangelho do Deus Menino seja proclamado e difundido naquelas regiões de missão e de miséria deste país continente.
COMO O ADVENTO É COMPOSTOO Advento é composto de quatro semanas: nas duas primeiras semanas, todos somos convidados a ficar vigilantes e alertas, esperando com grande entusiasmo e alegria a chegada gloriosa do Cristo Salvador. Já nas duas últimas semanas, lembrando o que falavam os profetas a respeito da Bem Aventurada Virgem Maria, preparemos, mais de perto o nascimento do Redentor na cidade de Belém.

Todos esperamos, todos vivemos adventos, aguardando a manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus, em que Justiça e paz se abracem e todos os povos e culturas desabrochem felizes e reconciliados contemplando o Deus que vem conosco, EMANUEL, NUMA TERRA SEM MALES, que a todos acolha, especialmente aqueles que precisam de paz para viver na fraternidade de irmãos.
COMENTÁRIO DA MISSA DO 1º DOMINGO DO ADVENTO
Antes de iniciarmos a celebração convidamos ........ para entrar com a vela que simboliza o ano da Fé e acender a 1ª vela da coroa do advento.  A Vela Verde , da esperança.....
Reunidos neste Dia do Senhor, iniciamos mais um Ano Litúrgico, no qual iremos refletir e celebrar os principais mistérios da nossa fé e da História da Salvação.
Hoje iniciamos as quatro semanas  do ADVENTO, que reacende a nossa esperança na segunda vinda  de Cristo, animando-nos no compromisso com o Reino de Deus
A  liturgia de hoje  acena para um novo tempo, de esperança e alegria:
Iniciemos a celebração com muita alegria cantando.

LITURGIA DA PALAVRA
 Na 1a Leitura(Jeremias33,14-16) O profeta Jeremias proclama a chegada de dias melhores.
Surgirá um descendente de Davi, que assegurará a paz e a salvação.  
Na 2a Leitura(1 Tessalonicences 3,12-4,2) Paulo lembra à comunidade  que a melhor maneira
de esperar a vinda do Senhor Jesus é crescer no amor recíproco.  
 O Evangelho(Lucas 21,25-28.34-36) nos  ensina a não esperar passivamente a vinda do Filho do Homem.
 Abramos o coração para acolher a palavra de Deus que será proclamada.
  
PRECES – A cada prece rezemos: OUVI-NOS SENHOR.

1- Senhor , fazei com que vossa Igreja anuncie sempre com esperança a presença de vosso Filho entre nós,abraçando a causa da justiça e da unidade entre os povos, rezemos;

2- Senhor,fazei com que ao celebrarmos o novo ano litúrgico a nossa comunidade seja motivada a testemunhar aquilo que vivencia na liturgia, anunciando o vosso Reino pela prática das boas obras, rezemos;

3- Senhor, olhai por todos nós para que  ao prepararmos  o Natal do Senhor, possamos alimentar nossa esperança em vosso Filho que há de vir, amando-o  nos pobres e sofredores, rezemos;
Mensagem Final                                   
A Igreja vive este tempo do advento na vigilância e na esperança. Muitos
sinais vão preparando nossos corações para fazermos memória da Encarnação
do Filho e nos animarmos para sua vinda gloriosa. Portanto, vamos remover de nossa vida toda bagagem inútil que possa impedir os nossos passos para Cristo.
Como há dois mil anos  em Belém, Ele ainda hoje continua buscando um lugar…
Será que Ele encontrará esse lugar em nossa casa?       
O rebento de Jessé brotará em nosso coração?
Pensemos nisto nesta semana que se inicia.

28/10/2012 COMENTÁRIO DA MISSA DO 30º DOMINGO TEMPO COMUM
Leituras : 1º leitura Jeremias 31,7-9;Salmo 126;2º leitura Hebreus 5,1-6;Evangelho MArcos 10,46-52
A liturgia de hoje , fala-nos da preocupação de Deus, em que o homem alcance a vida verdadeira, e aponta o caminho que é preciso seguir , para atingir essa meta. De acordo com a Palavra de Deus que nos é proposta , o homem chega à vida plena, aderindo a Jesus e acolhendo a proposta de Salvação que Ele nos veio apresentar. Ele caminha à frente do seu povo e continua fazendo maravilhas em favor de cada um de nós....Na certeza de que a Palavra de Deus é sempre uma Luz que ilumina a nossa caminhada na fé, com muita alegria iniciemos a celebração cantando....
LITURGIA DA PALAVRA
A Primeira leitura nos diz que mesmo nos momentos mais difíceis de nossas vidas, Deus com seu amor de Pai, conduz seu Povo, ao encontro da liberdade e da Vida Plena.

A segunda leitura nos apresenta JEsus como Sumo-Sacerdote , enviado pelo Pai ao mundo,para conduzir os homens à comunhão com Deus.

O Evangelho nos mostra que a cura de BArtimeu é mais que a história de um cego. É o caminho da Fé dos que querem ver e seguir Jesus.
Ouçamos a Palavra de Deus que indica renovação e vida nova a cada um de nós aqui presente ...
 FINAL
Estamos encerrando o mês missionário.E assim como Bartimeu ,também  nós somos chamados a ser discípulos missionários , e a depositar toda nossa confiança em Cristo, o único capaz de curar todas as nossas cegueiras. Pois cegos, são todos aqueles, que não recochecem a presença e o amor de Deus em suas vidas, e assim vivem na escuridão. A fé no Senhor , nos tira da escuridão, nos liberta do medo, e nos traz de volta à vida.É preciso lembrar sempre, que sem Cristo nada podemos fazer....



21/10/2012 YOUCAT:
É um instrumento ágil, compreensível, e de fácil consulta , que visa acompanhar sobretudo os jovens, numa fascinante e entusiástica descoberta : nós não estamos sós! O homem , nesta belíssima aventura que chamamos de vida , não está sozinho, mas tem um Pai: Deus , do Qual ele provém , e tem uma Mãe , a Igreja, na qual é chamado a viver.

"Estudai o catecismo ! Esse é o desejo do meu coração.  Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo!Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquantem  casal se estiverdes namorando, formai grupos de estudo e redes sociais,partilhai-o entre vós na Internet! Tendes de saber em que credes. Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação.. Papa Bento XVI

Primeira Seção: Por que podemos crer
1) Para que estamos no mundo ?
Estamos no mundo para conhecer e amar a Deus , para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o céu.
Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nós viemos de mais longe que de nossos pais . Nós viemos de Deus do qual provém toda a felicidade do Céu e da Terra, e somos esperados na Sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Entretanto, vivemos neste mundo.De vez em quando, sentimos a proximidade do nosso Criador;frequentemente , não sentimos mesmo nada . Para encontrarmos o caminho para casa, Deus enviou-nos o Seu Filho , que nos libertou do pecado, nos salvou de todo o mal e nos conduz infalivelmente à verdadeira Vida. Ele é o "Caminho, a Verdade e a Vida", (Jo 14,6).

"Deus quer que todos se salvem  e cheguem ao conhecimento da verdade. " Tm 2,4


21-10-2012 COMENTÁRIO DA MISSA DO 29º DOMINGO COMUM
Leituras: 1º leitura Isaías 53,10-11, Salmo33, 2º leitura Hebreus 4,14-16, Evangelho Marcos 10,35-45
 No mês de outubro, a Igreja intensifica as atividades para despertar a consciência e a vida Missionária.Hoje, promove também a coleta mundial para as Missões, para atividades de promoção humana e evangelização, sobretudo onde as necessidades materiais são mais urgentes, A liturgia de hoje convida a abrir mão dos nossos projetos pessoais de poder e de grandeza e a fazer da nossa vida um serviço aos irmãos. É no amor  e na entrega de quem serve aos irmãos que Deus oferece aos homens a vida eterna e verdadeira.Com muita alegria iniciemos a Celebração cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
A 1a Leitura apresenta o "Servo de Javé,que foi glorificado e trouxe a salvação para todos.

Na 2ª Leitura, Paulo afirma que Cristo foi para nós um grande Sacerdote, mediador entre Deus e os homens

No Evangelho, Jesus educa para a Missão os seus apóstolos, ainda impregnados pelos falsos conceitos de grandeza da época.

Ouçamos atentam ente as leituras que serão proclamadas.
 FINAL
“Quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.” Com a lição de humildade e serviço de Jesus, saiamos para nossa vida, dispostos a construir o Reino de Deus e a sermos seus discípulos.
 

14/10/2012 COMENTÁRIO DA MISSA DO  28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras:1º leitura Sabedoria7,7-11, Salmo90,2ºleitura4,12-13,Evangelho 10,17-30 
Acolhamos a sabedoria que vem do alto e experimentemos a salvação de Deus. A reação do Jovem rico evidencia um fato:  A riqueza pode ser um obstáculo no caminho do Reino quando ela se torna  a nossa segurança e seguramos só para nós. O "caminho do Reino" dever ser um caminho a ser percorrido no amor, na solidariedade, no serviço, na partilha,na verdade, no dom da vida aos irmãos. Nem a todos o Senhor pede o abandono de tudo para segui-lo, mas a todos mostra que o acumulo e o enriquecimento ilícito não combinam com os valores do reino por ele pregado.
Comemoramos ama­nhã o Dia do Professor e rezemos para que os que se dedicam ao dom de ensinar tenham a recom­pensa de Deus e o reconhecimen­to social.
Iniciemos a celebração com muita alegria cantando.
LITURGIA DA PALAVRA
A 1ª leitura nos mostra que diante da sabedoria todos os homens são iguais e têm as mesmas chances, devemos suplicar a Deus que ele nos conceda a sabedoria pois ela é dom de Deus e a riqueza muitas vezes pode ser um obstáculo para atingir a sabedoria.

A 2ª leitura nos convida a acolher  a PALAVRA DE DEUS. Pois "Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada  de dois gumes".Ela ajuda a discernir  o bem e o mal e                    a fazer a escolha certa.

O evangelho narra a escolha do jovem rico. Para entrar no Reino é preciso mais do que observar leis e regras, pois o Reino é dom de Deus e nele tudo deve ser partilhado entre todos.
FINAL
Cristo nos dirige ainda  hoje o mesmo convite:
"Vai e vende TUDO;  dá aos pobres  e depois me segue".
* Todos nós temos alguma coisa para vender...
Quais são as "riquezas",  que devemos "vender"   que tornam o nosso coração materializado                    e insensível às coisas de Deus.
- Será que Cristo nos olha "com amor" porque vê  a nossa generosidade?
  ou  nós "nos afastamos tristes" porque não damos esse algo mais
Quantos pobres estão  à espera de nossa oferta!  Pobres da palavra  de Deus, de conforto,  de entusiasmo, de orientação, educação,instrução religiosa.
E nesse mês de outubro, dedicado às missões,  a Igreja nos lembra que todos devemos                     nos sentir responsáveis pelas missões.
Devemos distribuir as riquezas espirituais e materiais que possuímos, também aos que ainda vivem na miséria   religiosa e social.

07/10/2012 - COMENTÁRIO DA MISSA DO 27º DOMINGO COMUM

Leituras : 1º leitura Gênesis 2,18-24 , Salmo 128 , 2º leitura Hebreus 2,9-11, Evangelho Marcos 10,2-16.
Boa noite ,  irmãos e Irmãs em Cristo. Sejam todos  bem vindos a  celebração do 27º Domingo  Tempo Comum.

Neste 1º Domingo do mês missionário, que neste ano tem como Tema “Brasil Missionário, Partilha a tua fé ”, celebramos com alegria o Deus da Aliança e o dom da união matrimonial dos casais que também são missionários do amor de Deus. A liturgia de hoje  vem nos falar sobre  o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.
Na certeza de que a felicidade de uma família só existe quando há Comunhão com Deus, com muita alegria iniciemos a celebração cantando....
LITURGIA DA PALAVRA
A primeira leitura nos mostra  ,que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem....
A segunda leitura lembra-nos a “qualidade” do amor de Deus pelos homens…Deus amou tanto os homens que enviou ao mundo seu Filho único...
O Evangelho nos apresenta  o Projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher : Um projeto de amor, doação , comunhão e partilha de vida...

Ouçamos  com amor as leituras , a fim de que se­jamos iluminados pela Palavra de Deus e transformados por sua for­ça libertadora
07/10/2012 - COMENTÁRIO DA MISSA DO 27º DOMINGO COMUM

Leituras : 1º leitura Gênesis 2,18-24 , Salmo 128 , 2º leitura Hebreus 2,9-11, Evangelho Marcos 10,2-16.
Boa noite ,  irmãos e Irmãs em Cristo. Sejam todos  bem vindos a  celebração do 27º Domingo  Tempo Comum.

Neste 1º Domingo do mês missionário, que neste ano tem como Tema “Brasil Missionário, Partilha a tua fé ”, celebramos com alegria o Deus da Aliança e o dom da união matrimonial dos casais que também são missionários do amor de Deus. A liturgia de hoje  vem nos falar sobre  o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher: formar uma comunidade de amor, estável e indissolúvel, que os ajude mutuamente a realizarem-se e a serem felizes. Esse amor, feito doação e entrega, será para o mundo um reflexo do amor de Deus.
Na certeza de que a felicidade de uma família só existe quando há Comunhão com Deus, com muita alegria iniciemos a celebração cantando....
LITURGIA DA PALAVRA
A primeira leitura nos mostra  ,que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, para se ajudarem, para se amarem....
A segunda leitura lembra-nos a “qualidade” do amor de Deus pelos homens…Deus amou tanto os homens que enviou ao mundo seu Filho único...
O Evangelho nos apresenta  o Projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher : Um projeto de amor, doação , comunhão e partilha de vida...
Ouçamos  com amor as leituras , a fim de que se­jamos iluminados pela Palavra de Deus e transformados por sua for­ça libertadora.

24/06/2012 - NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
"EU NÃO SOU AQUELE QUE PENSAIS QUE  EU SOU"...
Celebramos hoje a festa do nascimento de João Batista. Ele foi escolhido desde o seio de sua mãe e plenificado com a força de Deus, em vista de uma grande missão: preparar o caminho para Cristo, Luz das Nações.Cada um de nós é chamado a cumprir a missão de levar a Luz de Cristo e Salvação .
O Evangelho de Lucas 1, 57-66.80, narra o nascimento do Precursor.Mostra que João iniciou uma nova era 
Terminou o tempo das promessas, da expectativa e iniciou o tempo da realização. Deus cumpriu a sua Palavra.

O texto tem três partes:

1. Fala do NASCIMENTO do Batista: Mãe estéril e Pai mudo:Do silêncio de Zacarias nasce a última palavra profética da antiga aliança,da esterilidade de Isabel, nasce o anunciador da vida perfeita oferecida por Deus ao seu povo, Jesus Cristo.

2. O NOME de João:Entre os antigos, o nome era importante:  indicava a pessoa, as suas qualidades, o seu destino...Zacarias = Deus se recordou... João = O senhor manifestou sua bondade...)


3. Resumo da INFÂNCIA de João:
- O Deserto, para Israel, relembrava o tempo decisivo da história...No deserto, João Batista passa sua adolescência e juventude,  preparando-se para a Missão: "Veio a palavra do Senhor no deserto a João".

EXEMPLO DE JOÃO

1. Profunda HUMILDADE: aceita ser relegado a segundo plano    para que Jesus apareça melhor: 
  "Agora convém que ele cresça e que eu diminua..."

 * Essa atitude de João Batista questiona
   - Anunciadores... que se colocam acima da mensagem..
   - Grupos... que se colocam acima do conjunto da Igreja...
  - Pessoas que se ligam ou desligam da Igreja, por causa daquele agente que as cativou ou as decepcionou... e Jesus fica de lado... 
- Comunidades que zelam nas construções, e não na Evangelização.

2. Viveu no DESERTO muito tempo (no silêncio, oração, sobriedade) antes de se apresentar diante do povo para transmitir seu anúncio.
    * Anunciar Jesus é Missão muito séria, não se improvisa:quem evangeliza tem que se preparar com estudo e oração.  É o mínimo que podemos fazer.. 

 A Liturgia dá o tom da grandeza de João Batista...
"Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, precursor de vosso Filho e Senhor nosso,consagrado como o maior entre os nascidos de mulher.Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor.Batizou o próprio autor do batismo... e derramando seu sangue,
mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo.
João Batista , além da Virgem Maria , é o único Santo de quem celebramos o nascimento para a terra .Sua vida não desabrochou por iniciativa humana, mas por dom de Deus a seus pais de idade avançada . Situado nos limites entre o Antigo e o Novo Testamento, João é considerado o maior de todos os profetas : porque preparou os caminhos para o Senhor....

Somos chamados a preparar os corações e a vida do mundo, para que o Senhor possa entrar e reinar. A conversão dos pecados e a mudança de vida, para a acolhida do Cordeiro de Deus ,que vem, devem ser a nossa meta cotidiana ...

17/06/2012 -  11º DOMINGO COMUM - AS PARÁBOLAS DE JESUS...
Com a parábola da semente lançada a terra , somos convidados a depositar toda a confiança em Jesus, que lançou a semente do Reino de Deus. A Páscoa de Jesus se manifesta na vida dos pobres que estão abertos à ação de Deus e nos pequenos gestos que revelam a presença do reino no mundo.
A Palavra de Deus revela, aos que caminham na fé, o mistério do reino : de pequena e insignificante semente, Ele pode tornar-se a árvore frondosa e acolhedora que proporciona vida longa a todos.
A exemplo da semente , somos lançados à vida por Deus,  e um dia, ao fim de nossa peregrinação terrestre, seremos por ele colhidos.Antes disso, porém , devemos amadurecer e produzir os frutos que Deus e a comunidade esperam de nós. Nesse tempo de fertilidade , não é preciso produzir ações estrondosas.Os pequenos gestos do dia a dia favorecem o crescimento do reino ,e todos podem se beneficiar disso.Ao crescer na fé , na esperança e na caridade, tornamo-nos árvore capaz de abrigar quem necessita e alimentar aqueles que buscam a fraternidade e a justiça...
Marcos 4,26-34

 
13/06- SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

CINCO MINUTOS DIANTE DE SANTO ANTÔNIO 
Há quanto tempo te esperava, ó alma devota, pois bem conheço as graças de que necessitas e que queres que eu peça ao Senhor. 
Estou disposto a fazer tudo por ti; mas, filho, dize-me uma a uma todas as tuas necessidades, pois desejo ser o intermediário entre tua alma e Deus com o fim de suavizar teus males. Sinto a aflição de teu coração e quero unir-me às tuas amarguras. 
Desejas o meu auxílio no teu negócio..., queres a minha proteção para restituir a paz na tua família..., tens desejo de conseguir algum emprego..., queres ajudar alguns pobres..., alguma pessoa necessitada..., desejas que cesse alguma tribulação..., queres a tua saúde ou a de alguém a quem muito estimas? Coragem, que tudo obterás. 
Agradam-me, também, as almas sinceras que tomam sobre si as dores alheias, como se fossem próprias. Mas, eu bem vejo como desejas aquela graça que há tanto tempo me pedes. 
Tem fé que não tardará a hora em que hás de obtê-la. 
Uma coisa, porem, desejo de ti. Quero que sejas mais assíduo ao Santíssimo Sacramento; mais devoto para com a nossa Mãe, Maria Santíssima; quero que propagues a minha devoção e ajudes meus pobres. Oh! Quanto isso me agrada ao coração! Não sei negar nenhuma graça àqueles que socorrem os outros por meu amor, e bem sabes quantos favores são obtidos por esse meio. 
Quantos, com viva fé, têm recorrido a mim com o pão dos pobres na mão e são atendidos! Invocam-me para ter êxito feliz em um negócio, para achar um objeto perdido, para obter a saúde de uma pessoa enferma, para conseguir a conversão de alguém afastado de Deus, e eu, por amor dos meus pobres cuja miséria está a meu cargo, obtenho de Deus tudo o que pedem e ainda muito mais. 
Temes que eu não faca outro tanto por ti? Não penses nisso porque prezo muito as prerrogativas concedidas por Deus de ser – o santo dos milagres. 
Muitos outros, como tu, têm precisado de mim e temem pedir-me, pensando que me importunam. 
Leio tudo no fundo do coração e a tudo darei remédio; hei de obter as graças; não temas. 
Agora, volta às tuas ocupações e não te esqueças do que te recomendei; vem sempre procurar-me, porque eu te espero; tuas visitas me hão de ser sempre agradáveis, porque amigo afeiçoado como eu não acharás. 
Deixo-te no coração sagrado de Jesus e, também, no de Maria e no de São José. 
Reze em seguida: 1 Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai. 

PENTECOSTES :27/05/2012 
Vamos celebrar a Solenidade do Divino Espírito Santo, em 27 de maio, encerrando o tempo da Páscoa. Cremos em um só Deus, em Três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. O Espírito Santo é uma Pessoa, tem um rosto, uma identidade. Ele vive na unidade e comunhão com o Pai e o Filho, Jesus Cristo. 

“Crer no Espírito Santo significa adorá-Lo do mesmo modo que ao Pai e ao Filho. Significa crer que o Espírito Santo vem ao nosso coração para, como filhos de Deus, conhecermos o Pai do Céu. Movidos pelo Espírito de Deus, podemos mudar a face da terra”.

Desde a criação, em toda a História da Salvação, encontramos a revelação do Espírito Santo, sempre presente no mundo e na história. Do primeiro ao último livro da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, são abundantes os registros sobre a existência e a ação do Espírito Santo de Deus. No mistério da encarnação, vida, ação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Espírito Santo está sempre atuando.

Mas como se recebe este Espírito? Como entrar naquela experiência que os apóstolos tiveram quando Jesus soprou sobre eles e lhes deu o Espírito de paz e perdão dos pecados? A resposta é: pelos sacramentos da Igreja. Eles são os gestos de Cristo Ressuscitado, que até a consumação dos séculos agirá na Sua Comunidade e em cada discípulo Seu. Em cada sacramento, invariavelmente, o Pai derrama o Espírito do Filho para transfigurar o cristão em Cristo, de modo que, inserido no Seu Corpo glorioso, isto é, na Igreja, tenha acesso ao Pai.
Vejamos: no Batismo, o Espírito é dado na água, como vida nova em Cristo ("Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura"); na Crisma, é dado no óleo, como força para edificar a Igreja e testemunhar diante do mundo que Jesus é Senhor ("Não recebestes um espírito de temor, mas o Espírito de força..."); na Eucaristia, Ele impregna o pão e o vinho, até transformá-los no Corpo e no Sangue do Senhor, pleno de Espírito de vida eterna ("Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna. É o Espírito quem dá vida..."); no Matrimônio, é dado como Espírito de amor que une o Cristo e a Igreja como Esposo e Esposa numa nova e eterna Aliança, fazendo com que marido e mulher vivam o amor como sacramento da aliança esponsal entre Cristo e Sua Igreja católica ("Maridos, amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela...").
Na Ordem, os Bispos, sacerdotes e diáconos recebem o Espírito pela imposição das mãos, para serem presença do Cristo cabeça, mestre e sacerdote do rebanho ("O Espírito do Senhor repousa sobre mim porque o Senhor me ungiu...); na Penitência, o Espírito é dado pela imposição das mãos para o perdão dos pecados ("Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados"); na Unção dos Enfermos, o Espírito é dado como alívio e cura interior, para que o cristão que padece possa unir-se à cruz do Senhor ("Completo na minha carne o que faltou à paixão de Cristo...)".
Pois bem, durante toda a nossa existência, o Espírito do Senhor vai dando testemunho de Jesus no mais íntimo de nós e nos vai transfigurando no Cristo. Sejamos dóceis à ação d'Ele. Se o Espírito é um "vírus bom", o pecado é uma vacina ruim, que impede o vírus de agir e o deixa incubado em nós, sem produzir seus frutos... Por isso, São Paulo nos convida a viver não segundo a carne (= pecado), mas segundo o Espírito que habita em nós.
Sejamos gratos ao Senhor que nos cumulou com o Seu Espírito e sejamos dóceis à Sua ação em nós.
E em nosso dia a dia ,vamos pedir o Espírito de Deus em nossa vida, a fim de que tenhamos o perdão em nosso coração. Não pague o mal com o mal, mas com o bem. Somente quem tem o  coração cheio do Espírito Santo consegue ser verdadeiramente  sábio.
Se você tem a graça de Deus em seu coração, a ofensa não o abala. " Sem o Espírito ,Deus está distante. Ele permanece no passado   e O Evangelho é palavra morta. Com o espírito, o cosmos se eleva,o homem luta contra a carne,Cristo está presente, O Evangelho nos dá a vida; a missão, novo Pentecostes e o agir humano é divinizado."
Escolhamos viver com o Espírito Santo. Peça que Ele venha fazer parte da sua vida, para mudar o seu olhar diante dos problemas..
Oração para que o Espírito Santo nos conceda seus dons :

Vem , Espírito de Deus, enche os nossos corações com tua graça.
És sopro de Deus , que dá vida ao que está morto, que dá vida ao nosso ser e que nos tira do túmulo da preguiça e do comodismo.
És fogo que queima o que está errado em nós, que aquece nosso coração para amar.
Que ilumina nossa mente para entender.
Faze-nos conhecer Jesus Cristo que veio revelar o amor ao Pai.
Faze-no conhecer o Pai e sua bondade infinita.
Faze-nos tuas testemunhas, instrumentos nas tuas mãos, 
Para que os corações dos homens se transformem e assim a terra se renove.
Para que reine a justiça e a paz, a solidariedade e o amor..
PARA QUE O REINO DE DEUS SE ESTENDA CADA DIA MAIS .. AMÉM... 
13/05/2012 -  A Importância da mãe e da maternidade - A missão mais sublime que Deus confiou à mulher...
É tão grande a missão da mãe e do pai na vida dos filhos que Deus nos deu o Mandamento Honrar Pai e Mãe, o primeiro que encabeça a segunda Tábua das Leis. O livro de Eclesiástico diz que Deus quis honrar os pais pelos filhos, e cuidadosamente fortaleceu a autoridade da mãe sobre os filhos (Eclo 3,3) ."Quem teme ao Senhor honra pai e mãe. Servirá aqueles que lhes deram a vida como a seus senhores". (v 8).
A missão da mãe está ligada diretamente à vida. Ela gera  e educa o filho para a sociedade e para Deus. Por isso , a maior contradição é uma mãe abortar seu filho . A mãe é grande defensora da vida, desde a concepção até a morte natural do filho. A criatura mais desnaturada , mais perversa, é a mãe que rejeita o próprio filho.
A mãe é a primeira educadora do homem: ela o molda para viver  as virtudes, o amor ao próximo, a civilidade, e desenvolver todos os seus talentos para o bem próprio e dos outros.
"Educar é uma obra do coração" , por isso a mãe tem o primado do amor. Com paciência e perseverança ela vai tirando os maus hábitos do filho e fomentando as virtudes dele. Michel Quoist afirmava : não é para si que os homens educam seus filhos, mas para os outros e para Deus..
Educar é colaborar com Deus, e é na educação dos filhos que se revelam as virtudes da mãe. Sem o carinho e a atenção  da mãe a criança certamente crescerá carente de afeto e desorientada para a vida. Sem experimentar o amor materno o futuro será triste.
É no colo da mãe que a criança aprende o que é a fé, aprende a rezar  e a amar a Deus e as pessoas. A maioria das pessoas que se  dizem ateias, ou avessas à religião, não receberam a fé no colo de suas mães , porque é na primeira  infância que o homem tem o seu primeiro e fundamental encontro com DEUS...
No dias das mães é preciso que cada mulher, especialmente a mulher católica, medite profundamente sobre a missão de ser mãe, a mais sublime que Deus confiou à mulher...
Feliz dia das mães , que Deus derrame sobre cada mãe , bençãos e luz para , que saibam guiar seus filhos no caminho do amor, da caridade , do respeito e da sabedoria Divina..

MÊS AGOSTO - MÊS VOCACIONAL

O mês Vocacional de 2012 , trouxe como Tema : CHAMADOS(AS) À VIDA PLENA EM CRISTO e como Lema : EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS ! (Ap, 21,5).
É um convite  a fazermos uma profunda reflexão sobre o significado destas palavras que ecoam na mente e no coração do vocacionado e da vocaionada.A proposta para cada cristão é que todos nós possamos perceber a importância da identidade e da missão vocacional de cada um de nós, e com isto trabalhar com afinco a vocacionalização durante toda nossa vida.
A Missão da Pastoral Vocacional /Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) se exprime em quatro Verbos:despertar, discernir, cultivar e acompanhar a vocação cristã e as vocações específicas a serviço da comunidade eclesial.  Assim durante o Mês Vocacional se aprofunda  a consciência da responsabilidade de todos com esta união para que ela possa ser vivenciada com estusiasmo ao longo do ano.
No 1º Domingo , celebramos a Vocação dos Mininstros Ordenados(bispos, padres e diáconos),
No 2 Domingo , celebramos a Vocação da Vida em Família( em Sintonia com a Semana Nacional da Família) e também o Dia dos Pais..
No 3º Domingo, celebramos a Vocação da Vida Consagrada (religiosos, religiosas,leigos e leigas consagradas),
E no último Domingo , celebramos a Vocação dos Ministros não ordenados ( todos os cristãos leigos e leigas).
A vocação é um Dom de Deus. É um chamado que exige uma resposta, uma ação concreta.
Quem chama e nos capacita para a missão é Deus, a nós cabe responder :Sim ou Não ao seu chamado.
Porém , antes de nos pedir alguma coisa, Deus nos dá :Existência,Dons , Talentos , Liberdade e Desejo de felicidade..
Quem encontrou sua vocação encontrou um tesouro : É de fundamental importância, estarmos sempre nos perguntando: de que maneira o meu existir poderá acrescentar algo de bonito, de riqueza para este mundo, ao qual estou apenas de passagem? Que marcas eu quero deixar registrada aqui na Terra, no coração da humanidade??
VOCAÇÃO : DEUS CHAMA , JESUS ENVIA: E O MUNDO ESPERA ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA..
VOCAÇÃO : QUAL É A SUA??NÃO PODEMOS NOS ESQUECER ... TODOS SOMOS CHAMADOS ....

26/08/2012 - 21º DOMINGO TEMPO COMUM "SENHOR, A QUEM IREMOS"?

Celebramos hoje o último Domingo do Mês Vocacional,e a Igreja nos convida a rezar pelas vocações dos cristãos leigos e leigas , que assumem diversos ministérios em nossa comunidade.
 A liturgia deste Domingo nos mostra que ao longo de nossa vida, nos deparamos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer uma ESCOLHA:Devemos deixar uma estrada e tomar outra... E como é importante, nestes momentos, o testemunho de quem sabe o que quer..
Na 1ª leitura  Js 24,1-2.15-18, narra a escolha de Israel : Javé ou os ídolos: Após a longa peregrinação através do deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o povo e o põe diante de uma ESCOLHA fundamental :ESCOLHEI a quem servir : os deuses do lugar ou o Deus que libertou do Egito e fez uma Aliança Conosco?? "Eu , porém,  e a minha família vamos servir ao Senhor." Diante do testemunho forte de Josué, o povo não se deixou levar  pela tentação de uma religião mais fácil dos cananeus, pelo contrário decidiu continuar fiel ao Deus de seus pais...
Na 2º leitura Ef 5,21-32, Paulo fala do amor conjugal, como sinal do amor de Cristo à sua Igreja. OS esposos devem escolher: Amor ou egoísmo. Como Cristo e a Igreja formam um só Corpo, assim marido e esposa comprometidos numa comunidade de amor, formam um só corpo.O casal cristão deve ser sinal e refelxo da união de Cristo com a sua Igreja..
O Evangelho  Jo 6,60-69 , narra a escolha de Pedro :  O texto é a conclusão do discurso do Pão da Vida, que provoca uma profunda crise entre os discípulos... Diante de Jesus e de suas palavras , são levados a fazer uma ESCOLHA..
Cristo havia feito o milagre da multiplicação dos pães....O Povo entusiasmado quer proclamá-lo Rei.. Cristo pede um gesto de fé: crer ou não crer Nele ... Aceitar ou não a sua proposta.... Buscar apenas o pão material ou acolher o Dom do Pão da Vida...E o povo se escandaliza ...não aceita... até os discípulos mumuram: " Essas palavras são duras demais, é difícil engolir"....Muitos se retiram e o abandonam...
Mas Jesus não muda a linguagem , exige fé.. A fé pode ser aceita ou recusada, mas não negociada...Sem a fé , não entenderiam aquelas palavras e aqueles sinais...Por isso questiona os doze :" Vocês também querem ir embora??". Diante deste desabafo , aparece o belo testemunho de PEdro: "A quem iremos , Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna"..A atitude forte de PEdro dissipa as duvidas dos demais apóstolos, e todos permanecem fiéis ao seu Mestre... 
A NOSSA ESCOLHA
Todos os dias somos desafiados a construir a nossa vida nos valores do poder, do êxito, da ambição, dos bens materiais , da moda....
E todos os dias somos convidados por Jesus  a construir a nossa existência sobre os valores do amor,do serviço, da partilha com os irmãos, da simplicidade , da coerência com os valores do Evangelho....
Há momentos em que devemos fazer também a nossa ESCOLHA...

CRISTÃO é quem escolhe Cristo e o segue...Para isso, deve ser educado no pensamento de Cristo, ver a história como Ele, julgar a via como Ele,escolher e amar como Ele, esperar como Ele ensina,viver Nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo.

HOJE vemos muitos católicos deixando a religião e ficamos preocupados...A falha é de quem? Da Igreja que batiza? Dos pais que não vivem a vida cristã? Da comunidade que não evangeliza ou não testemunha sua fé?Você teria a mesma convicção firme de Josué... :    "Nem que todos te abandonem, eu e minha família, não..."Ou a mesma firmeza de Pedro? "A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna"!
  Que tipo de cristão você pretende ser? Que tipo de religião pretende seguir? Uma religião REVELADA por Deus, que você acolhe generosamente...ou uma religião CRIADA pelos homens,porque atende melhor a seus interesses pessoais?

No Evangelho de hoje, Jesus não parece estar tão preocupado com o número de discípulos que continuarão a segui-lo. Prefere perder os discípulos a renunciar à Missão que recebeu do Pai.O Reino de Deus não é um concurso de popularidade... Muitos pensam que, "suavizando" as exigências do Evangelho,seriam mais facilmente aceitas pelos homens do nosso tempo... O que deve nos preocupar não é tanto o número de pessoas que vão à igreja; mas o grau de autenticidade com que vivemos e testemunhamos no mundo a proposta de Jesus.
E nós... a quem iremos? Se ainda estivermos indecisos em nossa escolha, recordemos as palavras de Pedro:
   "Senhor, a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna..."

01/09/2012 - SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

A Bíblia desde sempre ,faz parte da caminhada do povo de Deus. " É nela que penduramos todo o nosso trabalho,conforme nos ensina Frei Carlos Mesters. A partir do Concílio Vaticano II, marco fundamental para o florescimento de uma Pastoral Bíblica da Igreja no Brasil, a Bíblia foi conquistando espaço e recuperando sua condição de valor fundamental na vida e na missão da Igreja.
No Brasil, o desejo de conhecimento , e de vivência da Palavra fez surgir , com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia,  nas famílias, nos quarteirões , nos circulos bíblicos,em grupos de reflexão..

O Mês da Bíblia , criado em 1971 e celebrado em Setembro com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus e a difusãoda Bíblia,também foi fundamental para aproximá-la do povo de Deus.Propondo um livro - ou parte dele - para ser estudado e refletido a cada ano , o Mês da Bíblia tem constituído eficazmente para o crescimento da aninmação bíblica de toda pastoral.

No mês da Bíblia deste ano de 2012,será estudado o Evangelho de Marcos, com o TEMA: "DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS' E O LEMA: "CORAGEM! LEVANTA-TE , ELE TE CHAMA!" (Mc 10,49).

DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS
A proposta para o mês de Setembro de 2012 é o estudo do Evangelho de MArcos , associada ao Projeto Nacional de Evagelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina após a Conferência de Aparecida e reassumido pela Assembléia dos Bispos do Brasil em 2011.
O Evangelho segundo Marcos foi escolhido em sintonia com o ano Litúrgico que estamos vivenciando, o qual, juntamente , com o Projeto Nacional de Evangelização ,nos ajudará a revisitar os escritos da Comunidade de Marcos, percorrendo os cinco aspectos fundamentais do processo de formação do discípulo missionário : o encontro com Jesus Cristo, a convenção, o discipulado, a comunhão fraterna e a missão...

02/09/2012 - COMENTÁRIO DA CELEBRAÇÃO DO 22º DOMINGO TEMPO COMUM
Leituras :
1º leitura : Deuteronômio 4,1-2.6-9; Salmo 15 ; 2º leitura :Tiago 1,17-27; Evangelho Marcos 7,1-8.14-15.21-23. 
INICIAL :Boa noite! Sejam todos bem vindos  à celebração do 22º Domingo do tempo Comum.
Iniciamos hoje o mês da Bíblia para nos recordar que todo dia é dia da Palavra de Deus. No cartaz que trazemos este ano, temos como tema: DISCIPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS, e o lema é: CORAGEM! LEVANTA-TE! ELE TE CHAMA!
Em pé vamos receber a Escritura Sagrada que é luz para os nossos pés e força para o caminhar. A Bíblia é um Mapa que nos mostra como viver ..
A liturgia de hoje nos propõe uma reflexão sobre a “Lei”. Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe-lhe a sua “Lei”, indicando ao ser humano o caminho a seguir. Este caminho não se esgota num mero cumprimento de ritos ou de práticas vazias de significado, mas num processo contínuo de conversão.
Com muita alegria , iniciemos a celebração cantando...
LITURGIA
Na 1ª leitura, o povo de Deus recebe a Lei e é com a Lei de Deus que viveremos segundo a sabedoria e a  justiça, isto é segundo o projeto de Javé.
Na 2ª leitura, Tiago chama a atenção para a essência da vida cristã: OUVIR A PALAVRA DE DEUS E COLOCA-LA EM PRÁTICA.
No evangelho,   Jesus nos ensina que não devemos ter um coração contaminado pelas más intenções do mundo, mas sim um coração cheio de amor e bondade.
Com o coração aberto à palavra de Deus ouçamos as leituras que serão proclamadas. Em pé para acolhermos , a Palavra de Deus...
PRECES:  A cada prece rezemos: AJUDAI-NOS SENHOR, A OUVIR E A VIVER VOSSA PALAVRA
1-    Senhor iluminai vossa igreja, para que continue sendo a serva da vossa Palavra e que ensine a humanidade a trilhar vossos caminhos, rezemos;
2-    Senhor iluminai as pastorais, movimentos, ministérios e grupos, para que se utilizem das Sagradas Escrituras e a partir delas possam evangelizar, rezemos;
3-    Senhor  abençoai vosso povo e que a vossa palavra ganhe vida em nosso testemunho cristão cotidiano e convença a humanidade a aderir  a construção do vosso Reino, rezemos;
4-    Senhor abençoai o grupo de ensino bíblico de nossa comunidade  e os ilumine sempre a buscar em vossa palavra luz para a vida, rezemos;
FINAL
 Sem a escuta da Palavra, a nossa ação torna-se estéril e vazia e , cedo ou tarde, nos leva a perder o sentido do nosso testemunho e do nosso  compromisso cristão. No meio de nossas atividades, temos de encontrar tempo para escutar Deus, para meditar as suas propostas, para repensar as suas leis e preceitos, e  para descobrir o sentido da nossa ação no mundo.
AVISO
Lembramos que no próximo fim de semana é o momento de agradecermos a Deus por tudo o que temos e somos através do nosso Dízimo...
07/09/2012 - O QUE A BÍBLIA PRODUZ EM NOSSAS VIDAS

1- Sabedoria : Sal 19.7
2- Esperança : Rom 15.4
3-Alegria : Sal 19.8a
4-Ilumina os olhos : Sal 119.9
5-Educa, corrige : 2Tim 3.16
6- Purifica : Jo 15.3
7-Dirige : Sal 119.104
8-Produz Fruto :1 Tim 3.17

Para mim a Bíblia é como um "guia" . Nela encontro soluções , palavras de esperança e fé. A Bíblia é o livro de sabedoria , e nós , lendo-a e praticando-a , encontramos o verdadeiro sentido da vida. A Bíblia em minha vida é LUZ QUE GUIA OS MEUS PASSOS...

09/09/2012 - COMENTÁRIO DA CELEBRAÇÃO DO 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras : 1º Leitura : Isaías 35,4-7 , Salmo 146, 2º leitura : Tiago 2,1-5, Evangelho 7,31-37

INICIAL :Boa noite! Sejam todos bem vindos  à celebração do 23º Domingo do tempo Comum.
No mês de setembro dedicado à Bíblia, a Palavra de Deus hoje nos fala dos sinais dos tempos messiânicos, com os quais Deus manifesta seu Plano de Amor e de libertação para todo seu povo.A liturgia vêm nos falar de um  Deus comprometido com a vida e com a felicidade plena para  cada ser humano, e vem nos trazer uma voz de esperança , de coragem, apontando-nos o caminho da Salvação Definitiva....
Na certeza de que a Palavra de Deus é a única fonte que torna nossa vida livre, bela e grande , com o coração alegre , iniciemos a celebração cantando....
LITURGIA
Na primeira leitura vemos que somente Deus é capaz de oferecer  ao seu povo, uma vida de libertação  plena e verdadeira....
Na segunda leitura  somos convidados a acolher a todos nossos irmãos com amor e igualdade , e também  sem qualquer tipo de discriminação...
NO Evangelho de hoje Jesus quer que abramos nossos ouvidos á sua Palavra e soltemos nossa língua para darmos  testemunho da nossa fé , a todos a nossa volta....
Ouçamos a Palavra Libertadora de Jesus , e deixemos que Ele nos cure de toda surdez aos apelos do seu amor....
PRECES:  A cada prece rezemos:SENHOR, ABRÍ NOSSOS OUVIDOS  E CURAI NOSSOS CORAÇÕES....
1)Senhor ,olhai a vossa Igreja , para que Ela seja sempre fonte de água viva , para todo o seu povo, rezemos...
2)Senhor, iluminai a todos os que na Igreja, exercem o ministério da Palavra, para que o façam com coragem e convicção , rezemos....

3)Senhor , olhai pelos nossos jovens , para que encontrem , em vossa Palavra , a esperança e a certeza de um mundo novo, rezemos...
4)Senhor, fazei com que Vossa Palavra plante em nossos corações , o amor divino , que oriente nossas atitudes diante de nossos irmãos, rezemos...
Façamos todos juntos a Oração do Dizimista....  
FINAL
É essencial que cada um de nós se abra  à Palavra de Jesus, somente assim poderemos realmente transformar nossos corações e nossas ações .Jesus  continua a nos tocar , como se continuasse a dizer  a cada pessoa aqui presente hoje : “Abra-se à minha Palavra e ao meu modo de ser”.
É esta Palavra que nos encoraja a testemunharmos a proposta libertadora que Cristo que oferecer a cada um de nós ...

15/09/2012 - COMENTÁRIO DA CELEBRAÇÃO DO 24º DOMINGO TEMPO COMUM
Leituras : 1º leitura Isaías 50,5-9, Salmo 116, 2º leitura Tiago 2,14-18, Evangelho MArcos 8,27-35

A liturgia de hoje nos convida a seguir a Jesus, o mais fascinante projeto de vida.
Nesse mês dedicado à Bíblia, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos.
O tema central da liturgia de hoje é: O Caminho escolhido por Cristo e o Caminho apontado por Cristo a seus seguidores...
Jesus quer ouvir o que pensamos e dizemos  Dele, não bastam as respostas dos outros, cabe a cada um dar a sua resposta pessoal por meio de uma fé viva e operante. Queremos seguir nosso mestre na fidelidade  e empenhar a vida pela causa do evangelho.
Com alegria iniciemos a celebração cantando.
Liturgia da palavra
VAMOS PERMANECER EM PÉ PARA RECEBER A PALAVRA DE DEUS CANTANDO
A 1ª Leitura fala  do "Servo de Javé" -  a missão do servo é apresentada como encorajamento aos fracos e abatidos. 
 Na 2ª Leitura Tiago lembra que o seguimento de Jesus se realiza com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço e de solidariedade.    
No Evangelho,  Os discípulos reconhecem através de Pedro que Jesus é o Messias  e  Jesus faz o 1º Anúncio da Paixão.    
Ouçamos atentamente as leituras que serão proclamadas.
A cada prece rezemos:  Ajudai-nos a professar e teste­munhar a fé!

1. Pai Santo,olhai por vossa Igreja, para ela dê teste­munho da fé e seja um sinal visível do amor, rezemos;
2. Pai Santo, olhai para os governantes para que  trabalhem em favor da fé e não contra ela, rezemos;
3. Pai Santo, ajudai-nos a testemunhar nossa fé com a prática da solidariedade, rezemos;
4. Pai Santo, ensinai-nos a dar continua resposta de compromisso com vosso Filho, rezemos;
5. Pai Santo, fortalecei  os que sofrem no corpo e na alma, rezemos; 
Final
 Quem é Cristo para nós?
Aproxima-se a abertura  do "Ano da Fé",  anunciado por bento XVI e a pergunta de Cristo  aos discípulos no evangelho, é muito atual: "Mas vós, quem dizeis que eu sou?"Jesus não deseja que paremos naquilo que se diz dele, mas que tenhamos um encontro pessoal com ele e o sigamos.
Assim a nossa resposta sobre sua identidade não será  a projeção da nossa inteligência, mas uma profissão de fé,                   que brota de um coração e de uma mente iluminada pelo Espírito Santo, como aconteceu a Pedro

 18/09/2012 - LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
10 PONTOS PARA ORIENTAR A LEITURA ORANTE
1)LEITURA :  Iniciar invocando a luz do espírito Santo .
O que diz o texto ?Tomar a Bíblia e ler com convicção que Deus nos fala. Numa atitude de interiorização, silenciar para ouvir a Deus.
2) Leitura lenta e atenta ao texto.Fidelidade ao texto.
3)Momento de silêncio interior para lembrar o que leu." O Senhor me desperta ... Sim desperta o meo ouvido.."
4)MEDITAÇÃO: Ver bem o sentido de cada frase.O que o texto me diz? Refletir , ruminar , aprofundar e repetir as palavras significativas. Aplicar a mensagem aos dias de hoje... Cada frase escutar....
5) Atualizar,e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida." Interior pessoal,Exterior social , enfim ligá-la com o nosso dia a dia.
6)Ampliar a visão ,ligando o texto com outra passagens bíblicas.
7)ORAÇÃO: Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus. " O que o texto me faz dizer a Deus".Conversar com Deus . Responder as interpelações .Atitude de adoração, louvor, agradecimento e perdão...
8)CONTEMPLAÇÃO: Formular um compromisso de vida. Ver a realidade com os olhos de Deus. Mergulhar no mistério de Deus.Saborear DEUS. 
9)Rezar um Salmo apropriado :
10)Escolher uma frase como resumo para memorizar..
Que cada cristão possa ter convicção de que a Palavra de Deus é a única fonte que torna nossa vida livre, bela e grande ...Acreditemos nisto com toda fé de nosso coração....

30-09-2012 COMENTÁRIO DA MISSA DO 26º DOMINGO COMUM
 
Leituras : 1º leitura : Números 11,25-29, Salmo 19, Tiago 5,1-6 , Evangelho Marcos 9,38-48

Irmãos e Irmãs em Cristo boa noite a todos ,Sejam todos  be m vindos 26 celebração do tempo comum. No Dia Nacional da Bíblia, nossa celebração dominical re­corda que a Palavra de Deus está acima das nossas diferenças e se torna o critério da nossa comu­nhão.. A Palavra de Deus sempre nos oferece uma luz para as mais diversas situações de nossa vida.
Rezemos, para que to­dos sigam a Palavra de Deus, re­velada nas Escrituras e vivida no testemunho cotidiano do amor e da justiça..com muita alegria iniciemos nossa celebração cantando

LITURGIA DA PALAVRA
A 1ª Leitura,nos diz que ,bom seria se todos fosse capaz de profetizar em nome de Javé ,pois a palavra não é propriedade de ninguém.
Na 2ª Leitura, Tiago denuncia o acúmulo de riquezas de alguns,
a custa da miséria de muitos.
O Evangelho nos fala que tudo que nos impede de seguir a Jesus deve ser eliminado de nossas vida.
 Que a Palavra de Deus, que ouviremos agora, nos trans­forme em autênticas testemunhas do amor que brota do Evangelho.OUÇAMOS
PRECES,A cada prece  rezemos R. Senhor, fazei-nos fiéis seguido­res da Palavra.

1.SENHOR, Inspirai na Igreja o desejo de ser ouvinte devota da Palavra e teste­munha do Reino.REZEMOS

2. SENHOR,Infundi nos cristãos católicos um profundo amor às Sagradas Escrituras.REZEMOS

3.SENHOR, Ajudai-nos a fundamentar nos­sa fé na Palavra de Deus, fonte da Tradição viva da Igreja.REZEMOS

4. SENHOR,Fortalecei nossa prática cristã, por meio da leitura orante da Bí­blia.REZEMOS

5.SENHOR, Iluminados pela Palavra, condu­zi-nos nos caminhos proféticos do amor e da justiça.REZEMOS

FINAL
Saiamos daqui dispostos a ser plenamente a favor de Cristo, em nossas escolhas e nas atitudes delas decorrentes. Deixemos o Espírito soprar e nos animemos com seu sopro que renova a nossa vida, a vida do mundo, e nos faz desejar o Reino de Deus.
. 
ENCERRAMENTO DO MÊS DA BÍBLIA - SETEMBRO 2012
A Bíblia em nossas vidas deve ser bem mais do que um livro a ser carregado debaixo do braço,para baixo e para cima , ou enfeitada numa estante no canto da sala.
A Bíblia é a luz de Deus invadindo a minha alma.
É a resposta de Deus a tudo aquilo que procuro.
É a voz amiga de Cristo colocando-me no caminho certo, dando-me força e coragem para vencer as dificuldades.
A Bíblia é o meu guia , meu manual de instução para uma vida melhor.
É o meu diário , que contém as receitas e normas para alcançar a felicidade e chegar mais perto de Deus.
É o braço forte de Deus me amparando e orientando sempre.

A UTILIDADE DA BÍBLIA
O Apóstolo Paulo , em carta a Timóteo nos ensina que a Bíblia é extremamente útil para todos os aspectos de nossa vida . Ela supre as necessidades do homem e responde a todos os seus questionamentos.(II Tm 3:14-17)

A IMPORTÂNCIA DE SE PRATICAR OS ENSINOS BÍBLICOS
JEsus nos alerta que é importante não somente conhecermos a Bíblia , mas também  colocarmos em prática o que aprendemos. Usando os seus ensinamentos em nosso  dia a dia , edificararemos nossa  vida sobre uma rocha firme que é Jesus Cristo. É nossa  responsabilidade usar bem o que estamos  recebendo de Deus e é certa a vitória daquele que coloca em prática seus ensinamentos. A Bíblia não é um simples livro, ela precisa ser encarada como a Palavra de Deus; o desejo e plano de Deus para os homens. Ela é a luz para o caminho da humanidade. (Mt 7:24-27 / Mt 4:1-11)

O PODER DA BÍBLIA
Ao ler a Bíblia nós comparamos nossa vida com os padrões de Deus, numa confrontação sadia e necessária. Ela não só foi inspirada pelo Espírito Santo, como também é usada por Ele para apontar, em nossa vida , pontos que precisam ser corrigidos.
Na Bíblia encontramos exortação, edificação, consolo , confrontação com  nosso pecado e a indicação da direção certa para o nosso caminhar.
A simples leitura da Bíblia pode acalmar um coração agitado e também sensibilizar o coração endurecido e embrutecido pelo pecado.

CRESCENDO PELA BÍBLIA
"Errais porque não conheceis as Escrituras e o Poder de Deus. " ( Mt 22:29)
Todos os dias tomamos decisões . A decisão que você toma hoje trará consequências para o seu amanhã.Conhecendo a Palavra de Deus e guardando seus mandamentos ,você poderá tomar as decisões certas,  que trarão bons resultados para todas as áreas de sua vida.A Bíblia , por ser inspirada pelo próprio Deus, funciona como um " Manual do FAbricante", evitando que você erre e te conduzindo a uma vida de vitórias , que é o Plano de Deus para você.
Leia a Bíblia diariamente e , a cada dia, verifique o que deve ser corrigido em sua vida , mente e coração.Você perceberá erros e aprenderá a corrigí-los. Se cada dia você fizer isso estará mais parecido com nosso padrão : JESUS CRISTO.

OBRIGADO SENHOR, PELO TEU RECADO DE AMOR QUE ESTÁ PRESENTE NA BÍBLIA . ENSINA-NOS A AMÁ-LO E VIVÊ-LO , PARA SERMOS TODOS IRMÃOS. AMÉM.