segunda-feira, 6 de junho de 2011

Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo:João 1,29

A pessoa de Jesus na Escritura é comparada muitas vezes ao cordeiro. A prova disso pode ser observada quando ele aparece no Rio Jordão. João Batista o mostra como o cordeiro,o cordeiro de Deus cuja função é tirar o pecado.O cordeiro é associado sempre à ideia de sacrifício.De fato, até quando Jesus se oferece temos uma progressão que vai desde o sacrifício de animais.Lembre-se de Yom kippur conforme Lev.16 e 23,o dia anual da expiação até a vinda de Cristo,o Cristo que se imola uma única vez através de seu sacrifício perfeito na cruz.Temos vários cordeiros,Os cânticos de Isaías 52 a 53 mostram quem é o servo de Javé que a liturgia aplica a Jesus .Temos a  Páscoa dos judeus na qual todo o ano se comia o cordeiro para fazer o memorial da passagem do mar Vermelho. A Páscoa de Jesus existe, quando na última ceia, Ele  institui a nova páscoa, isso é, a páscoa dos cristãos.Nós celebramos essa páscoa até que Ele venha e aí teremos a páscoa definitiva         conforme nos relata o livro do Apocalipse.Leia em Ap.7,9-10.Esse cordeiro continua a se imolar por nós e nos oferece ao Pai demostrando um amor infinito:Ninguém tem maior amor do que Aquele que dá a vida por seus amigos e Jesus em cada Eucarista continua a nos dar a vida e vida plena.Bendito seja Deus por tão grande maravilha.Podemos entender isso se acolhermos em nós o Espírito Santo.Por isso, enquanto festejamos o nosso padoeiro St.Antônio, preparemo-nos para receber o Espírito que nos é dado sem medida no Pentecostes,domingo próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário